ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
Resumen
No ensino atual, o sistema reprodutor humano tende a ser apresentado como se fosse apenas responsável pela reprodução, que para tanto deve funcionar adequadamente. A partir desta concepção este trabalho pretendeu verificar a aprendizagem utilizando metodologias alternativas, tornando o educando crítico e participativo na sua aprendizagem e assim incentivar futuras discussões do ensino teórico-prático na área da biologia, sugerindo novas técnicas de ensino que possam ser aplicadas em todas as áreas da educação. Esse estudo foi desenvolvido em duas etapas, com 20 alunos da 3ª série do ensino médio de uma Escola Pública. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário, objetivando a avaliação dos educandos sobre o tema em questão; na segunda etapa foram ministradas aulas utilizando metodologias diversificadas como: Filme, projeção de slides, gincana, visitas à universidade e pintura de pranchas, que ao final foram avaliadas por um segundo questionário. Os dados obtidos inicialmente revelaram as dificuldades dos educandos em relação ao tema proposto, após as aulas com utilização de metodologias variadas foi possível observar que houve nível satisfatório de aprendizagem dos conhecimentos científicos sobre o tema reprodutor humano e a sexualidade. Pode-se dizer que a diversificação de metodologia utilizada contribuiu para a construção do conhecimento dos educandos, o que indica a necessidade de iniciativas do educador em utilizar metodologias alternativas no cotidiano escolar.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
