LEVANTAMENTO DE FATORES DE RISCO DAS MICROÁREAS 1 e 2, DA EQUIPE 10 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PINHEIROS: BASES PARA COMPREENSÃO E ATUAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO E CONTROLE SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
Resumen
Nesse trabalho foram abordadas as experiências vivenciadas durante o processo de visitação e os levantamentos relacionados às famílias e ao território das microáreas 1 e 2 da equipe 10 de saúde da família da Unidade Básica de Saúde de Pinheiros de Maringá – PR. As microáreas 1 e 2 são formadas em parte pelo Conjunto Patrícia e parte pelo Jardim Liberdade – as duas microáreas possuem ruas asfaltadas, rede de esgoto, coleta regular de lixo. O problema de saúde de maior incidência foi a hipertensão arterial que guarda relação com outros problemas de saúde e também com questões relacionadas à acessibilidade, segurança, tabagismo, diabetes, falta de acompanhamento por profissionais da saúde e falta de acessibilidade em parte das calçadas. Para fundamentar as discussões que serão apresentadas no decorrer do trabalho visando o alcance dos objetivos da disciplina de seminários de integração I, buscamos na literatura a fundamentação teórica dos programas de saúde da família do Sistema Único de Saúde, bem como conceitos de saúde pública, de controle social e de diversas disciplinas de maneira a ter uma compreensão interdisciplinar do problema hipertensão no contexto de um território, de sua população e dos riscos a que a população está exposta. Visando no futuro por meio do processo de trabalho e do controle social colaborar para amenizar o problema.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
