Dramatizando a cidadania Fiscal: Uma oportunidade de exercício pratico de interpretação e iluminação para uma aluna de Artes Cênicas

  • Cristiane Ambrósio de Campos Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar – MUDI e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este projeto teve inicio em agosto de 2005, e tem como função principal contribuir para o enriquecimento educacional, social e politico de nossa sociedade, conscientizando a academia e o público externo da importância de utilizar de maneira ética os recursos públicos. A peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, em sua dramaturgia, apresenta uma linguagem acessível permitindo a quem assiste compreender conceitos de Educação Fiscal e ética de uma forma lúdica. As informações fornecidas durante a palestra, que antecede ao espetáculo, são reforçadas em cena pelos atores. No período de Janeiro a junho do ano de dois mil e doze houveram apresentações nos estados do Paraná e São Paulo proporcionando aos alunos envolvidos no projeto uma vivencia prática, algo estimável, pois por norma, os cursos de graduação oferecem muitas teorias, que normalmente ganham dimensão pratica apenas depois da finalização do curso, quando o recém-formado se integra aos conhecimentos técnicos na área da iluminação de espetáculos, uma vez que nos eventos de Educação Fiscal em que o projeto é convidado a participar com a peça de teatro, foi possível realizar a iluminação e montar e desmontar os cenários o que promoveu o desenvolvimento em conhecimentos da arte do espetáculo contribuindo na capacidade de criação. Portanto, as vantagens em participar como integrante ativo no projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal tem permitido crescimento pessoal e acadêmico. Podemos concluir que este projeto vem cumprindo com seu propósito de formar cidadãos mais éticos e responsáveis.

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Biografía del autor/a

Cristiane Ambrósio de Campos, Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar – MUDI e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá

Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar – MUDI e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá

Publicado
2013-05-22
Cómo citar
1.
de Campos CA. Dramatizando a cidadania Fiscal: Uma oportunidade de exercício pratico de interpretação e iluminação para uma aluna de Artes Cênicas. arqmudi [Internet]. 22 de mayo de 2013 [citado 6 de septiembre de 2025];16(1/2/3):61. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20975
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior