O papel da leitura do documento nota fiscal na formação da cidadania de alunos dos anos iniciais
Resumen
Sendo a escola o lugar de disseminação de saberes e informações, cabe a ela a responsabilidade de trabalhar a Educação Fiscal desde os anos iniciais. Tendo em vista o cenário político atual e o processo eleitoral é pertinente a reflexão do cidadão no que concerne à fiscalização dos atos governantes e dos gastos públicos. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel da leitura do documento nota fiscal e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental na formação da cidadania. Além de contribuir para a reflexão acerca do estudo no que se refere à Educação Fiscal no Ensino Fundamental, a fim de fornecer subsídios para o ensino e aprendizagem da Língua Materna com enfoque interdisciplinar. A análise da base teórica se desenvolveu a partir de alguns conceitos elaborados por Bauman e Baudrillard sobre o consumo e suas interferências na vida das pessoas, nas opções de compras-ações assumidas pelo sujeito e seus potenciais compradores sem reflexão, processo este denominada “modernidade líquida”. Essa sociedade moderna tem como ícones principais a produção e o consumo, não como meios, mas como finalidades a serem atingidas. Neste contexto levamos em conta os possíveis entrelaçamentos desses estudos teóricos a cerca das influências comportamentais, através do discurso na subjetividade dos consumidores estabelecido pelos signos do ideário capitalista do mundo globalizado. Sendo assim, devemos ensinar a análise critica dos atos de consumo desde já aos nossos alunos, gerando a mentalidade consciente dos seus atos e da vida em sociedade para a educação fiscal. A princípio, endereçamos uma pesquisa escrita aos alunos de uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de São José dos Campos. Analisamos as produções e introduzimos a metodologia de oficinas sobre o trabalho de leitura de algumas publicidades dos meios de comunicação e seus efeitos de sentido, a função da nota fiscal no mercado e os recursos provenientes que beneficiam a economia, e a conscientização para a formação de cidadãos críticos e responsáveis sobre o consumo. Partimos do pressuposto de que a leitura tem a função social e por meio dela interagimos na sociedade, incidindo na constituição subjetiva dos alunos. Assim sendo, os resultados obtidos através deste estudo sugerem que cabe a escola o papel de trabalhar, inserindo no planejamento, a educação fiscal como um tema transversal, necessário na formação dos educandos. Essa proposta tem a possibilidade de ser adequada às diferentes faixas etárias, e que faça parte das iniciativas da escola democrática, como um dos temas do Projeto Político Pedagógico oportunizando desde cedo aos alunos sua participação na sociedade.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
