O papel da leitura do documento nota fiscal na formação da cidadania de alunos dos anos iniciais

  • Cláudia Meire Rodrigues Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté
  • Simone Lúcia de Souza e Silva Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté

Resumen

Sendo a escola o lugar de disseminação de saberes e informações, cabe a ela a responsabilidade de trabalhar a Educação Fiscal desde os anos iniciais. Tendo em vista o cenário político atual e o processo eleitoral é pertinente a reflexão do cidadão no que concerne à fiscalização dos atos governantes e dos gastos públicos. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel da leitura do documento nota fiscal e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental na formação da cidadania. Além de contribuir para a reflexão acerca do estudo no que se refere à Educação Fiscal no Ensino Fundamental, a fim de fornecer subsídios para o ensino e aprendizagem da Língua Materna com enfoque interdisciplinar. A análise da base teórica se desenvolveu a partir de alguns conceitos elaborados por Bauman e Baudrillard sobre o consumo e suas interferências na vida das pessoas, nas opções de compras-ações assumidas pelo sujeito e seus potenciais compradores sem reflexão, processo este denominada “modernidade líquida”. Essa sociedade moderna tem como ícones principais a produção e o consumo, não como meios, mas como finalidades a serem atingidas. Neste contexto levamos em conta os possíveis entrelaçamentos desses estudos teóricos a cerca das influências comportamentais, através do discurso na subjetividade dos consumidores estabelecido pelos signos do ideário capitalista do mundo globalizado. Sendo assim, devemos ensinar a análise critica dos atos de consumo desde já aos nossos alunos, gerando a mentalidade consciente dos seus atos e da vida em sociedade para a educação fiscal. A princípio, endereçamos uma pesquisa escrita aos alunos de uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de São José dos Campos. Analisamos as produções e introduzimos a metodologia de oficinas sobre o trabalho de leitura de algumas publicidades dos meios de comunicação e seus efeitos de sentido, a função da nota fiscal no mercado e os recursos provenientes  que beneficiam a economia, e a conscientização para a formação de cidadãos críticos e responsáveis sobre o consumo. Partimos do pressuposto de que a leitura tem a função social e por meio dela interagimos na sociedade, incidindo na constituição subjetiva dos alunos. Assim sendo, os resultados obtidos através deste estudo sugerem que cabe a escola o papel de trabalhar, inserindo no planejamento, a educação fiscal como um tema transversal, necessário na formação dos educandos. Essa proposta tem a possibilidade de ser adequada às diferentes faixas etárias, e que faça parte das iniciativas da escola democrática, como um dos temas do Projeto Político Pedagógico oportunizando desde cedo aos alunos sua participação na sociedade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cláudia Meire Rodrigues, Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté
Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté
Simone Lúcia de Souza e Silva, Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté
Mestranda em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté
Publicado
2013-05-22
Cómo citar
1.
Rodrigues CM, Souza e Silva SL de. O papel da leitura do documento nota fiscal na formação da cidadania de alunos dos anos iniciais. arqmudi [Internet]. 22 de mayo de 2013 [citado 6 de septiembre de 2025];16(1/2/3):67-8. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20978
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior