ANATOMANIA: oficina de Anatomia Humana para o ensino médio

  • Sara Tatiana Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paula Amélia Muzi Miranda Faculdade Adventista Paranaense
  • Thalles de Castro Duarte Faculdade Adventista Paranaense
Palavras-chave: anatomia humana, ensino médio, oficina de ensino

Resumo

Com o objetivo de divulgar a Anatomia Humana para fora da sala de aula e trabalhá-la de forma motivante, interativa e reflexiva e enriquecendo o currículo dos alunos, foi desenvolvido a anatomania, uma oficina de Anatomia Humana para o ensino médio. Participaram da oficina 40 alunos. As aulas foram ministradas semanalmente por alunos do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense, sob a supervisão da coordenadora do laboratório de Anatomia e professora da Instituição. O conteúdo selecionado foi abordado por meio de aulas teóricas e práticas, seguidas de atividades complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sara Tatiana Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora em genética pela UFPR e professora de diversas disciplinas básicas na niversidade Tecnológica Federal do Paraná.
Paula Amélia Muzi Miranda, Faculdade Adventista Paranaense
Aluna de graduação em enfermagem na Faculdade Adventista Paranaense.
Thalles de Castro Duarte, Faculdade Adventista Paranaense
Aluna de graduação em enfermagem na Faculdade Adventista Paranaense.

Referências

AMABIS, H. M.; MARTHO, G. R. Conceitos de biologia: CD-Rom de apoio didático. São Paulo, São Paulo: Moderna, 2001.

CHOPARD, R. P. Anatomia: conceito e introdução ao estudo. In: MIRANDA NETO, M. H. (Org). Anatomia humana: aprendizagem dinâmica. Maringá, Paraná: Clichetec, 2008, p. 10-20.

DA SILVA, R. A.; BARBOSA, A. A. Jogos Corporais: Aprendizagem de Anatomia. Educere, v. 5, 2006, p. 15-26,

Historical anatomies on the web. Bethesda, Maryland. Disponível em: http/www.nlm.gov/exhibilition/historicalanatomies/home.htm. Acesso em agosto de 2009.

LYONS, A. S.; PETRUCELLI, R. J.; OLIVEIRA, N. G. Historia da medicina. São Paulo, São Paulo: Manole, 1997, 615 p.

MOURA, M. O. A Atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO; A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 143-62.

Publicado
2014-08-20
Como Citar
1.
Moreira ST, Miranda PAM, Duarte T de C. ANATOMANIA: oficina de Anatomia Humana para o ensino médio. arqmudi [Internet]. 20º de agosto de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];18(1):55-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/24559
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior