A INFLUÊNCIA DO TABACO NO INSUCESSO DO TRATAMENTO PERIONDONTAL
Resumen
A doença periodontal é considerada infecto-inflamatória e acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição do tecido ósseo adjacente cuja evolução pode levar à perda dos dentes. Um dos mais importantes fatores de risco para esta doença é o uso contínuo do tabaco, pois esta substância, além de diminuir a resposta imunológica, causa vasoconstrição tecidual e altera a microbiota oral. Embora o cigarro isoladamente não cause a doença, pois os patógenos e a própria genética contribuem para sua etiologia, há evidências de que o fumo inibe a cura. Além disso, os produtos do tabaco são capazes de alterar diversos mecanismos estruturais como aqueles do tecido ósseo, conjuntivo e epitelial, além de desfavorecer a microcirculação e a produção fisiológica da saliva. Como consequência, fumantes sofrem maior perda de inserção periodontal e o tratamento (quer seja cirúrgico, não cirúrgico ou por terapia periodontal de suporte) tem seus resultados prejudicados diminuindo as chances de sucesso para restabelecimento da saúde do periodonto. Desta forma, o pleno conhecimento dos efeitos do tabagismo sobre o periodonto é essencial não só à classe odontológica, mas ao paciente fumante portador de doença periodontal. Isto porque o insucesso no tratamento pode estar relacionado ao hábito do tabagismo e não à negligência dos profissionais envolvidos. A lembrança de tal fato deve intensificar os cuidados com o paciente fumante e ajudar a solucionar eventuais problemas de responsabilidade civil e profissional do cirurgião-dentista.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
