PROJETO DE TRATAMENTO DE TABAGISMO PARA POPULAÇÃO DE MARINGÁ E REGIÃO: UMA BREVE APRESENTAÇÃO DE DADOS
Resumen
A Universidade Estadual de Maringá vem realizando o Projeto de Extensão: Tratamento e Acompanhamento aos Usuários de Tabaco de Maringá e região, vinculado ao Ambulatório Médico. Apresentaremos amostra sobre o objeto de estudo realizado pelo projeto no período de julho de 2013 à junho de 2014. O objetivo foi relatar os dados do trabalho que é oferecido para tratamento com os tabagistas de Maringá e região, que resulte na melhoria da qualidade de vida. Realizamos uma pesquisa documental, onde levantamos dados constantes nas fichas de triagens dos pacientes que compareceram ao Ambulatório com o objetivo de realizar o tratamento. A análise permitiu avaliar 06 grupos com 12 a 15 participantes, totalizando 70 usuários, no período de julho de 2013 à junho de 2014. Dos 70 usuários convocados, 86% compareceram ao tratamento. Ao verificar as patologias destacamos que 12 participantes somando 20% apresentaram problemas relacionados à doença mental. Quanto a faixa etária encontramos maior número de pacientes entre 41 à 60 anos, somando 43 (71,57%) do total. Ainda é controversa se a associação entre tabagismo e doenças psiquiátricas é primária (causal) ou secundária (conseqüência), mas temos informações que estas doenças levariam ao uso de cigarros. Enfatizamos ainda que as pessoas iniciam o uso do tabaco em diferentes faixas etárias, todavia começam apresentar os primeiros sintomas de patologias numa faixa etária mais avançada e é justamente neste período que buscam algum tipo de ajuda.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
