CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO

  • Andressa Antônio de Oliveira Universidade Federal do Espirito Santo- UFES/CEUNES
Palavras-chave: Educação, Embriologia, Ensino de Biologia

Resumo

A compreensão das diferentes fases embrionárias é dificultada, em geral por falta de modelos tridimensionais que representem as várias fases da evolução ontogênica intra-uterina, principalmente em mamíferos. O alto custo dos modelos, que é um excelente recurso didático, dificulta a sua aquisição, tornando-os de difícil acesso na maioria das escolas. Assim objetivou-se a construção de modelos de baixo custo para o ensino da Embriologia. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos. Foram desenvolvidos doze modelos como material didático de apoio para a disciplina de Embriologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Antônio de Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo- UFES/CEUNES
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - (UFES/CEUNES). Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Multivix. Atualmente é Bolsista Apoio Técnico no Laboratório de Biologia Estrutural vinculado ao Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Tropical do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES). Desenvolve projetos na área de Biologia Estrutural e Celular, com ênfase na morfologia espermática de insetos. Além de, atividades de pesquisa na Educação, especificamente com a temática da inclusão social para o ensino de Biologia Celular (Citologia) para alunos com deficiência visual.

Referências

BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciências. v. 6, n. 1. Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007.

DUM, C. G. Embriologia Humana. Atlas e Texto. Buenos Aires: El Ateneo, 2003.

JOTTA, L. A. C. V. Embriologia animal: uma análise dos livros didáticos de biologia do ensino médio. 2005. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de educação da Universidade de Brasília, Brasilia, 2005.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LOPES, S. & ROSSO, S. BIO. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1. 416 p.

MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n.1, p. 19-23, 2009.

MOORE, K. L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 5 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1994.

MORAES, S. C.; VIEIRA, D. W. R.; OLIVEIRA FILHO, J.; CARVALHO, C. Ferramenta de apoio ao ensino de embriologia. Anais do V Encontro de Iniciação Científica - I Mostra de Pós-Graduação - Resumos de Biociências; 2002; Taubaté, São Paulo. 2002. p. 1.

PREDON, F; DEL PINO, J. C. Uma Análise Evolutiva de Modelos Didáticos Associados às Concepções Didáticas de Futuros Professores de Química Envolvidos em um Processo de Intervenção Formativa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n.2, p. 237-254,2009.

SANTOS, S.H.P.D. O estudo do desenvolvimento ósseo humano intra-uterino através de um museu de ossos. Arq. Apadec, Maringá, v.8, n. 2, p. 29, 2004.

SILVA, I; FRANCO, L.S.; MOLINARI, S.L.; CONEGERO, CI; MIRANDA NETO, M.H.; CARDOSO, M. L. C.; SANTANA, DMG; IWANKO, N.S. Noções sobre o organismo humano e utilização de plantas medicinais. 3. ed. Cascavel: Assoeste; 1995.

SPENCE, P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole; 1991.

WILLIAMS, P.L; WARWICK, R; DYSON, M; BANNISTER, L.H. Gray Anatomia.37. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1995.

WOLPERT, L. Principles of Development.Oxford University Press, 1998.

Publicado
2015-11-11
Como Citar
1.
Oliveira AA de. CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO. arqmudi [Internet]. 11º de novembro de 2015 [citado 26º de setembro de 2025];19(1):1-10. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/28172
Seção
ARTIGOS CONTENDO JOGOS MATEMÁTICOS ou PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS