A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA: OFICINAS DE APRENDIZAGEM

  • Adriana Lenita Meyer Albiero UEM
  • Aline Veloso de Godoi Pereira UEM

Resumen

 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população faz uso de plantas medicinais para fins de tratamento, cura e prevenção de doenças, contudo é importante lembrar que tais drogas vegetais não estão isentas de provocarem efeitos colaterais em seus usuários. O uso indiscriminado e sem orientação pode levar a severos danos ao organismo, sem mencionar a prática da automedicação que é igualmente nocivaà saúde. Este trabalhoteve como objetivo desenvolver ações com a fim de modificar este quadro, capacitando Agentes Comunitários de Saúde de equipes ligadas a cinco Unidades Básicas de Saúdes do município de Maringá/PR, para o reconhecimento e uso correto de plantas medicinais. Foram realizados encontros e discussões sobre o uso de plantas na comunidade, elaborados material instrucional, realizadas oficinas de aprendizagem em que os agentes treinaram os modos de preparo mais utilizados popularmente e também visitas ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, a fim de complementar a formação desses trabalhadores.Quinze encontros foram realizados, com o total de 202 participantes sendo estes os agentes comunitários de saúde, as farmacêuticas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e outros profissionais que compõe as equipes. Nesses encontros, 191 nomes populares de plantas medicinais foram mencionados, destes, 65 plantas foram valorizados e apresentados aos participantes do trabalho. Ações como esta, visam a capacitação do profissional da atenção básica a lidar com esse tema tão frequente nas comunidades, a fim de que possam atuar como um agente multiplicador das informações recebidas.

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Biografía del autor/a

Adriana Lenita Meyer Albiero, UEM
Departamento de farmácia farmacognosia

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Publicado
2016-06-13
Cómo citar
1.
Meyer Albiero AL, Pereira AV de G. A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO BÁSICA: OFICINAS DE APRENDIZAGEM. arqmudi [Internet]. 13 de junio de 2016 [citado 6 de septiembre de 2025];19(2-3):23-2. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/30055
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior