A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Isabela Hrecek Freitag Universidade Estadual de Maringá

Resumen

A escolha dos recursos didáticos utilizados por docentes em salas de aula é uma etapa de grande relevância no processo ensino-aprendizagem, uma vez que recursos adequados podem representar instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer a vivência diária não só dos educadores, mas também dos educandos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os recursos didáticos mais utilizados por professores e membros da equipe pedagógica de uma escola pública de Maringá, a qual recebeu em suas instalações uma exposição de maquetes preparada por alunos de uma instituição de ensino superior local. A avaliação foi feita por meio da aplicação de um questionário que investigou os dados profissionais, a metodologia de ensino utilizada e a influência que a exposição de maquetes causou na vida dos professores e membros da equipe pedagógica da escola. Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório. Todavia, resultados positivos foram obtidos por apenas 63% dos avaliados, sendo que os 37%restantes atribuíram o insucesso à indisciplina dos alunos durante o uso de metodologias diferenciadas. Assim, conclui-se que embora seja de senso comum que a utilização de recursos didáticos diferenciados seja benéfica e necessária, alguns educadores ainda preferem métodos mais tradicionais de ensino visando o maior domínio da sala de aula.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília-DF: Secretaria da Educação. 2007.

BRASIL. Censo Escolar 2015. Datasus: informações de saúde. Disponível em: <http://www.deolhonosplanos.org.br/censo-escolar-2015>. Acesso em: 26 set. 2016.

COSTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. Utilização de recursos didático- pedagógicos na motivação da aprendizagem. Simpósio internacional de ensino e tecnologia, v. 1, p. 684-69, 2009.

FERREIRA, S.M.M. Os recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Estudo de caso da escola secundária Cónego Jacinto. 2007. 69 f. Monografia (Bacharelato em Ciências da Educação e Praxis Educativa) - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Grande Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. 2007.

HORTA, S.D.P. Web artigos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-influencia-da-estrutura-fisica-no-ensino-aprendizado/28413>. Acesso em: 26 set. 2016.

MEC - Ministério da Educação. Problemas de saúde afastam professores da escola. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ >. Acesso em: 07 ago. 2015.

NÉRICI, I.G. Metodologia do Ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1992.

PACHECO, J.; PACHECO, M.F. A avaliação da aprendizagem na escola da ponte. São Paulo: Wak, 2012.

PARRA, N. Didática: dos modelos à prática de ensino. Anais do 3º Seminário - A didática em questão, v. 1, p. 80-102, 1985.

SOUZA, S.E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação. Arq. Mudi, 11 (Supl.2), p. 10-4, 2007.

TRIVELATO, S.L.F.; OLIVEIRA, O.B. Práticas docentes: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação. XIII ENDIPE. Rio de Janeiro, 2006.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004. Disponível em: .

VISCOVINI, R.C. Recursos pedagógicos e atuação docente. IX EDUCERE. Curitiba, 2009.

Publicado
2017-11-23
Cómo citar
1.
Freitag IH. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. arqmudi [Internet]. 23 de noviembre de 2017 [citado 7 de septiembre de 2025];21(2):20-1. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior