O JORNAL ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO

  • I SIPEC Autores Laizir Escarpanezi Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática – PCM. UEM laizir_rocha@hotmail.com Maria Cristina de Lima Rosa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN. UTFPR-Londrina profmariacristina@outlook.com Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha UTFPR-Londrina zenaiderocha@utfpr.edu.br Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM-DCI-PCM juniormagalhaes@hotmail.com

Resumen

Este artigo tem como finalidade apresentar o jornal escolar como forma de envolver as
disciplinas de Ciências, Arte e Língua Portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar e, assim,
possibilitar um ensino menos fragmentado e mais contextualizado. Esse propósito se desdobra
em outros, como incentivar os alunos à leitura e à produção de textos e proporcionar aos alunos
o contato com diferentes ferramentas de aprendizagem, neste caso, o jornal escolar. Para isso
será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, buscando autores que apoiem a prática
interdisciplinar e o uso do jornal escolar. O objetivo do artigo é propor o jornal escolar como
um produto educacional que pode auxiliar no desenvolvimento de práticas interdisciplinares
entre as disciplinas já mencionadas. A elaboração e a produção de um jornal escolar como o
ponto de partida para um projeto pode impactar de forma positiva no aprendizado dos alunos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

I SIPEC, Autores Laizir Escarpanezi Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática – PCM. UEM laizir_rocha@hotmail.com Maria Cristina de Lima Rosa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN. UTFPR-Londrina profmariacristina@outlook.com Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha UTFPR-Londrina zenaiderocha@utfpr.edu.br Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM-DCI-PCM juniormagalhaes@hotmail.com
Departamento de Ciências Morfológicas
Publicado
2017-12-12
Cómo citar
1.
SIPEC I. O JORNAL ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO. arqmudi [Internet]. 12 de diciembre de 2017 [citado 6 de septiembre de 2025];21(3):132-41. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40948
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior