OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES E SUA RELAÇÃO COM AS EVOCAÇÕES LIVRES DE PALAVRAS SOBRE “PROVAS” DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Oriundo de reflexões no espaço acadêmico, o presente artigo trata-se de um relato de
experiência que buscou investigar como as “provas” são expressadas por alunos de duas
instituições de ensino da rede pública de Maringá, estado do Paraná, ressaltando o quanto
estes dois espaços devem estar em sintonia. A priori, contextualizamos os movimentos
paradigmáticos da educação do último século, sob a perspectiva de Behrens, bem como,
propomos algumas reflexões conceituais e documentais, que norteiam as avaliações de
aprendizagem, com ênfase nas provas. Com intuito de demonstrar os sentimentos cognitivos,
afetivos e atitudinais sobre o tema gerador, utilizamos da técnica de associação livre de
palavras (TALP), um recurso muito explorado nas representações sociais propostas por
Moscovici, que em linhas gerais, demonstrou o quanto as “provas”, ainda representam
paradigmas conservadores, bem como, preocupações, tanto para alunos, quanto educadores.

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Biografía del autor/a

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Cleyton Machado de Oliveira
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em
Educação para Ciências e Matemática da Universidade
Estadual de Maringá
profcleyton31@hotmail.com
Mônica Patrícia de Almeida
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação para Ciências e Matemática da Universidade
Estadual de Maringá
moniccalmeida@gmail.com
André Luis de Oliveira
Professor Adjunto do Departamento de Biologia e
Programa de Pós-Graduação em Educação para a
Ciência e a Matemática – Universidade Estadual de
Maringá-UEM
aloprof@gmail.com
Maria Aparecida Rodrigues
Professora do Programa de Pós-Graduação em
Educação para a Ciência e a Matemática –
Universidade Estadual de Maringá-UEM
aparecidar@gmail.com

Publicado
2017-12-12
Cómo citar
1.
SIPEC I. OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES E SUA RELAÇÃO COM AS EVOCAÇÕES LIVRES DE PALAVRAS SOBRE “PROVAS” DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. arqmudi [Internet]. 12 de diciembre de 2017 [citado 6 de septiembre de 2025];21(3):243-57. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40958
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior