EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SABERES

  • II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Desde muito tempo, a ação do homem na natureza, em busca de recursos naturais para satisfazer suas necessidades e posteriormente para atender o consumo crescente por parte da população, sendo que, as ações antrópicas vem causando problemas ambientais que afetam toda a sociedade. Frente a esta situação é possível enxergar a necessidade de um trabalho de sensibilização da população voltado para o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis e que comece na infância desde os primeiros anos de escolarização. Diante desta situação o presente artigo objetiva identificar, por meio de leitura bibliográfica de pesquisa feita no Google Acadêmico no período entre 2008 a 2018, como a Educação Ambiental é praticada com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, verificando também se há trabalhos voltados para os Resíduos Sólidos com alunos do 5°ano, que é foco de um projeto que será desenvolvido posteriormente. Parte dos trabalhos analisados trazem algumas formas de se praticar Educação Ambiental com alunos nesta fase da escolarização, dentre elas, uma diversidade de elementos apresentados aos alunos, que podem ser desde letras de músicas e vídeos até visitas a ambientes externos à escola, lembrando que é imprescindível que no processo de ensino-aprendizagem seja valorizada a experiência e o conhecimento prévio que o aluno traz consigo, sendo estas algumas das práticas recomendadas por documentos voltados para os Anos Iniciais da Educação Básica e também por alguns autores que trabalham com a temática Educação Ambiental.

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Publicado
2019-10-01
Cómo citar
1.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SABERES. arqmudi [Internet]. 1 de octubre de 2019 [citado 6 de noviembre de 2025];23(2):111-28. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50145
Sección
Suplemento em Educação Básica ou Superior