DIFERENTES PERFIS CELULARES INDIVIDUALIZAM O TRATAMENTO E A CHANCE DE CURA NA LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA-LLA
Resumen
A leucemia linfóide aguda (LLA) se caracteriza pela presença de blastos leucêmicos os quais são células que se originam de precursores linfóides B e T na medula óssea, e proliferam de maneira desordenada por tecidos e órgãos. Estas células apresentam alterações genéticas que conferem vantagens para sua sobrevivência e proliferação. Estudar estas mutações é a base para entender a patogênese da doença, e classificá-la de maneira correta. Neste sentido, faz-se necessário conhecer as características metabólicas, morfológicas e genéticas apresentadas pelos blastos ao desencadear a doença, para diferenciá-los dos precursores linfóides normais, direcionando a terapia de acordo com as especificidades de cada paciente. O intuito deste estudo foielucidar o comportamento das células leucêmicas, destacando a importância de caracterizar os diferentes perfis celulares em pacientes com LLA para o direcionamento de terapias específicas, facilitando o diagnóstico e tratamento. Para obtenção das informações, foirealizado um estudo em publicações científicas entre 2008 a 2018 disponíveis nasbases de dados Google Acadêmico, Portal Capes, Pub Med, Scielo e Web of Science. O estudo demonstrou queocorrem inúmeras alterações genéticas nas células leucêmicas decorrentes de alterações cromossômicas como mutações, deleções, translocações, rearranjos e translocações numéricas.Técnicas de imunofenotipagem por citometria de fluxo, e a FISH(fluorescence in situ hybridization) permitem definir parâmetros como a distinção da expressão de antígenos que as diferem das células normais, enquanto a aplicação de anticorpos monoclonais, e a reprogramação com células T CAR são novas possibilidades no tratamento adequado e individualizado do paciente, aumentando a chance de cura da LLA.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
