CSI: INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO

  • Thaís Sanches Santos Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-0207-9045
  • Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro Gonzalez Ribeiro Papiloscopista do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina

Resumen

O interesse pela investigação criminal vai além das esferas oficiais. Nas últimas décadas, vem se popularizando por meio de séries americanas que utilizam a ciência forense para o entretenimento. A série americana CSI: Crime Scene Investigation, é uma das que fizeram grande sucesso e que podem até mesmo auxiliar em processos de construção e desenvolvimento da aprendizagem, colaborando com a formação dos indivíduos e de suas habilidades críticas. Tendo em vista sua grande popularidade, CSI foi escolhida como instrumento norteador para a realização deste trabalho, cujo objetivo foi aplicar uma atividade investigativa em um museu de ciências abordando de forma diferenciada diversos conceitos científicos. A atividade ocorreu na VI Colônia de Férias do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. Participaram 25 crianças com idade entre oito e doze anos. Utilizando como base o seriado de TV, os participantes foram inseridos na atividade de forma que ocupassem papéis de profissionais da perícia criminal, devendo desvendar os fatos por trás de um crime fictício que ocorreu no museu. Assim, realizaram exames que fazem parte das ciências forenses, como extração de DNA, cromatografia, análise de pegadas e impressões digitais, dentre outros. Práticas de ensino como essa são formas de divulgar conceitos científicos estudados em sala de aula de forma prática e interdisciplinar. Com criatividade e organização, é possível tornar o aprendizado das ciências algo além de decorar difíceis nomes: algo instigante e divertido.

 

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Biografía del autor/a

Thaís Sanches Santos, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista no Ensino de Biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre na área de divulgação científica pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada pela UEM. Professora de Ciências na educação básica. Possui também uma página no Instagram @thaisplicando.ciencias  na qual produz e divulga práticas pedagógicas para o ensino de ciências.

Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro Gonzalez Ribeiro, Papiloscopista do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas no Centro Universitário Fundação Santo André, Especialização em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Papiloscopista no Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina.

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Publicado
2020-09-01
Cómo citar
1.
Sanches Santos T, Gonzalez Ribeiro NCGR. CSI: INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO. arqmudi [Internet]. 1 de septiembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(2):7-21. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/53247
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior