NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DO SONO COMO FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA
Resumen
Estudo com objetivo de verificar o nível de atividade física (AF) e qualidade do sono (QS) em acadêmicos de Fisioterapia. Estudo transversal, envolvendo universitários de Fisioterapia de todas as séries e turnos de uma instituição privada de ensino superior. O nível de AF foi verificado pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ); e a QS pelo Índice de qualidade do sono de Pittsburg (PSQI-PT). Participaram 199 universitários, 74,9% mulheres, 20 [21-22] anos e IMC 23 [23-25]kg/m2. 34% foram classificados como sedentários e 54% insuficientemente ativos; 26,1% apresentaram qualidade do sono boa, enquanto 73,9% ruim. Os participantes do estudo são, em sua maioria, sedentários e insuficientemente ativos, bem como apresentam qualidade do sono ruim.
Descargas
Metrics
Citas
DRAGER L. F. et al. 1º Posicionamento Brasileiro sobre o Impacto dos Distúrbios de Sono nas Doenças Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/abc.20180154.
LIMA, A. B. Avaliação do nível de atividade física de uma pequena população adulta do município do Rio de Janeiro por meio do IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física) versão curta. Revista Educação física y desportes, v. 16, n. 162, p. 1, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd162/avaliacao-do-nivel-de-atividade-fisica-por-meiodo-ipaq.htm.
OLIVEIRA, E. S. et al. Stress and health risk behaviors among university students. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0035.
SOARES, A. S. et al. Associação Entre Fatores de Riscos para Doenças Cardiovasculares e Qualidade do Sono em Universitários. Revista de Atenção à Saúde – RAS, v. 17 n. 61, 2019. Disponível em: https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5881.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
