CARACTERIZAÇÃO DAS VÍTIMAS DE QUEDAS ATENDIDAS PELO SIATE NA CIDADE DE MARINGÁ NO ANO DE 2021 ATÉ 2023
Resumen
O envelhecimento populacional é um assunto que promove grande impacto nas dimensões sociais, econômicas e culturais de um país. Com o aumento da população idosa, modificam-se também os padrões de morbi-mortalidades de uma população, com isso temos o risco de quedas como destaque dentre esta categoria, aumentando assim as ocorrências pelos serviços do SIATE/SAMU que tem a missão de prestar os primeiros socorros para as vítimas para garantir o suporte básico à vida. Materiais e Método: Este é um estudo transversal que foi realizado na cidade de Maringá por meio do banco de dados digital do SIATE, identificando 1311 ocorrências com as informações: tipos de ocorrência, horário, idade, sexo e tipo de ferimento. Os dados coletados foram tabulados e analisados em planilhas no software Microsoft Excel. Conclusão: Desta forma, foi possível identificar que o maior índice de quedas foi entre os idosos entre 60 a 79 anos de idade.
Descargas
Metrics
Citas
DE OLIVEIRA, S. L. F. et al. Fatores de risco para quedas em idosos no domicílio: um olhar para a prevenção/Risk factors for falls in elderly homes: a look at prevention. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 3, p. 1568-1595, 2019.
ESTEVES, B. B. al. Incidência de acidentes com idosos atendidos pelo Samu em Juiz de Fora–MG. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 8725-8743, 2021.
LIMA-COSTA, MF. Envelhecimento e saúde pública: o Estudo Longitudinal Brasileiro do Envelhecimento (ELSI-Brasil). Revista de Saúde Pública , [S. l.] , v. Suplemento 2, pág.2s, 2019. DOI: 10.11606/s1518-8787.201805200supl2ap. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/153927. Acesso em: 19 out. 2023.
SOUZA, L. H. R. et al. Queda em idosos e fatores de risco associados. Revista de Atenção à Saúde, v. 15, n. 54, p. 55-60, 2017.
Como funciona o SIATE. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARANÁ. Disponível em:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
