CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS PACIENTES ADMITIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DO NOROESTE DO PARANÁ
Resumen
RESUMO: O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil dos pacientes admitidos na UTI de um hospital do noroeste do Paraná, e para isso, foi utilizada uma amostra de 520 pacientes, do ano de 2022. Como resultado, foi analisado que a maioria dos pacientes eram homens (56,9%), a média de idade foi de 64 anos, o SAPS 3 foi de 31,3% e permanência em UTI de cerca de 6 dias, a maior causa de internação foi por motivos clínicos (67,5%) e como desfecho de internação verificou-se uma maioria por alta (436 pacientes). Conclui-se que os pacientes que necessitaram de cuidados intensivos no HMU em 2022 são em sua maioria idosos do sexo masculino, admitidos por causas clínicas, que permaneceram menos de uma semana internados e em sua maioria, sobreviveram à doença crítica.
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva; Pacientes Internados.
Descargas
Metrics
Citas
BOLELA, F.; JERICÓ, M. DE C. Unidades de terapia intensiva: considerações da literatura acerca das dificuldades e estratégias para sua humanização. Escola Anna Nery, v. 10, n. 2, 2006. Disponível em:
DE ASSIS, Luiz Gabriel Ribeiro; NETO, Carlos da Silva Nery; SANTOS, Gabriela Silva; et al. Avaliação da mortalidade de uma UTI de Sergipe segundo escore fisiológico agudo simplificado 3 (SAPS 3). Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 10, n. 1, p. 59–65, 2020. Disponível em:
NASCIMENTO, M. S. et al. Perfil epidemiológico de pacientes em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital regional paraibano. Temas Saúde, v. 18, n. 1, 2018.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
