PROPOSIÇÃO DE MODELO PEDAGÓGICO DE MOLÉCULA DE DNA

  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Amélia Menck Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcio Ricardo Ferla Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Nilce Aparecida Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: ensino de genética, modelagem, processo de ensino e aprendizagem

Resumo

A compreensão dos conceitos básicos da genética é essencial ao entendimento das novas tecnologias acerca da hereditariedade e dentre estes conceitos está a estrutura molecular do DNA (ácido desoxirribonucléico). Acredita-se que esta compreensão pode ser facilitada através da inserção de modelos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem pela visualização de uma estrutura em três dimensões, podendo facilitar a aquisição de novos conceitos nos diferentes níveis de ensino. Com o objetivo de construir um modelo didático de fácil acesso, confecção, aplicação e durabilidade, vários materiais foram testados. O modelo proposto foi confeccionado principalmente com madeira (bases nitrogenadas) e corda plástica (pentose-fosfato). Um modelo, como é o caso do apresentado neste trabalho, pode ser aplicado pelo professor em uma aula demonstrativa, ou ser construído pelos alunos a partir de outros materiais. Este recurso didático possibilita ser manipulado de várias formas visto que o mesmo permite que as “bases nitrogenadas” possam se parear ou possam se separar, pela simples junção ou separação das peças, o que o torna útil em vários tipos de demonstração sobre genética molecular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Maria Amélia Menck Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Márcio Ricardo Ferla, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Nilce Aparecida Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Publicado
2012-11-19
Como Citar
1.
Justina LAD, Soares MAM, Ferla MR, Santos NA. PROPOSIÇÃO DE MODELO PEDAGÓGICO DE MOLÉCULA DE DNA. arqmudi [Internet]. 19º de novembro de 2012 [citado 6º de setembro de 2025];12(2/3):70-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19206
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior