EXPERIMENTO PARA OBSERVAÇÃO DA AÇÃO DO ETILENO SOBRE O AMADURECIMENTO DE FRUTOS CLIMATÉRICOS
Resumo
Esta prática é útil para a demonstração da influência da temperatura e dos tipos de embalagens no amadurecimento de frutos. Os frutos podem ser classificados, quanto ao amadurecimento, em dois grupos: climatéricos e não-climatéricos. No processo de maturação dos frutos climatéricos, ocorre um aumento na taxa respiratória e na produção de etileno o que acelera o amadurecimento. O etileno é um fitohormônio gasoso que se difunde no espaço entre as células desempenhando papel fundamental na maturação de frutos climatéricos. Portanto, frutos climatéricos maduros liberam esse gás provocando o amadurecimento de outros frutosclimatéricos que foram colhidos ainda verdes, ou o rápido apodrecimento de frutos já maduros, por esse motivo diz-se que: “um só fruto podre perto de outros frutos sadios provoca o
apodrecimento de todos”. Portanto, frutos climatéricos são os que apresentam um aumento significativo da atividade respiratória associada ao final do processo de amadurecimento.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
