SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO: AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Rosane Aparecida Ribeiro Mestranda em Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Lúcia Bonfleur Professora Mestre
  • Lourdes Aparecida Della Justina Professora Mestre, Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE
  • Sandra Lucinei Balbo Professora Doutora, Orientadora. Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana, sala 03, Centro de Ciências Biológicas da UNIOESTE

Resumen

Este trabalho teve como objetivo principal verificar se no âmbito escolar, os alunos da educação básica emitem concepções acerca do sistema digestório associadas ao senso comum e/ou ao conhecimento científico. Um questionário, contendo nove perguntas abertas sobre o sistema digestório, foi aplicado a 40 alunos do Ensino Médio e 40 alunos do ensino Fundamental de um colégio público de Cascavel-PR. As respostas foram analisadas quanti-qualitativamente para cada nível de ensino. Posteriormente, as concepções verificadas no ensino Fundamental e Médio foram comparadas. Na análise dos resultados, observou-se a presença de conceitos isolados, fragmentados e restritos sobre a morfofisiologia do sistema digestório. Na esquematização do sistema digestório, realizada pelos alunos, foram verificados erros relacionados à localização e denominação das estruturas que compõem o trato gastrointestinal, sendo que os desenhos apresentaram predominantemente componentes estruturais e ausência de comportamento e mecanismos digestivos. A estrutura anatômica esquematizada teve influência dos modelos de ensino onde há basicamente imagens planas, com prevalência de características estruturais do sistema digestório, sobre a dinâmica e processos. Conclui-se que na amostra pesquisada, há prevalência de conceitos do senso comum sobre o conhecimento científico em relação ao sistema digestório.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosane Aparecida Ribeiro, Mestranda em Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestranda em Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Maria Lúcia Bonfleur, Professora Mestre
Professora Mestre
Lourdes Aparecida Della Justina, Professora Mestre, Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE
Professora Mestre, Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE
Sandra Lucinei Balbo, Professora Doutora, Orientadora. Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana, sala 03, Centro de Ciências Biológicas da UNIOESTE
Professora Doutora, Orientadora. +Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana, sala 03, Centro de Ciências Biológicas da UNIOESTE
Publicado
2013-04-08
Cómo citar
1.
Ribeiro RA, Bonfleur ML, Justina LAD, Balbo SL. SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO: AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO. arqmudi [Internet]. 8 de abril de 2013 [citado 6 de septiembre de 2025];10(1). Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20410
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior