DEZ ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO TRATAMENTO COM DIGITOPUNTURA, MASSAGEM TRADICIONAL E MANIPULAÇÃO EM CERVICALGIAS

  • Mercedes R. Meneses Terry Cira Garcia Clínico Central, Cidade de Havana, Cuba, Avenida 169 Bloco 3 11 Capaz Entre 318 e 320 Vale Grande Lisa Havana City Cuba CP 19410
Palavras-chave: cervicalgias, digitopuntura, massagem tradicional chinesa (TUINA), manipulações vertebrais.

Resumo

São agrupados os resultados obtidos em 10 anos de trabalho em resposta ao tratamento de pacientes portadores de espondiloartrose da coluna cervical, com o objetivo de obter um alívio rápido da dor e a reincorporação dos mesmos as suas atividades no menor tempo possível. Utilizou-se uma amostra de 600 pacientes, com sintoma predominante de dor, sendo programadas cinco sessões de tratamento com digitopuntura, massagem tradicional chinesa (TUINA), manipulações e exercícios, obtendo-se desaparecimento da dor e alta, após a segunda sessão 11,6% dos pacientes, 85% dos pacientes estavam assintomáticos após a quinta sessão. Estes resultados foram comparados com dois grupos de pacientes que já tinham sido submetidos às técnicas de (1) manipulação vertebral e (2) calor com tração cervical mecânica, nos quais a resposta foi mais demorada. Considerando que 98% dos pacientes tiveram eliminação da dor e alta, concluiu-se que a técnica aplicada teve resposta positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercedes R. Meneses Terry, Cira Garcia Clínico Central, Cidade de Havana, Cuba, Avenida 169 Bloco 3 11 Capaz Entre 318 e 320 Vale Grande Lisa Havana City Cuba CP 19410
Cira Garcia Clínico Central, Cidade de Havana, Cuba, Avenida 169 Bloco 3 11 Capaz Entre 318 e 320 Vale Grande Lisa Havana City Cuba CP 19410
Publicado
2013-05-22
Como Citar
1.
Terry MRM. DEZ ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO TRATAMENTO COM DIGITOPUNTURA, MASSAGEM TRADICIONAL E MANIPULAÇÃO EM CERVICALGIAS. arqmudi [Internet]. 22º de maio de 2013 [citado 6º de novembro de 2025];9(2):46-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20593
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior