OCORRÊNCIA DE ERVAS-DE-PASSARINHO NO CAMPUS SEDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (MARINGÁ, PR)

  • Paulo de Tarso Sambugaro-Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Daiane dos Reis Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre UEM

Resumo

As ervas-de-passarinho, assim designadas por serem dispersas principalmente por aves, são plantas hemiparasitas que estabelecem uma união complexa com o tecido vascular de espécies arbóreas, com a finalidade de retirar água e alguns nutrientes (Kuijt, 1969).

            Muitas espécies de erva-de-passarinho são generalistas, podendo parasitar uma variedade de hospedeiros, enquanto outras estão mais relacionadas com determinadas espécies de hospedeiro. Quando muitas hemiparasitas estão presentes em um mesmo hospedeiro, ou quando atingem grande porte vegetativo, podem gerar um desequilíbrio capaz de comprometer a arquitetura do mesmo, tendo como resposta a perda de vigor, ocasionando a quebra de galhos ou levando-o a morte (Dettke et al., 2006).

            Estudos realizados por Dettke et al. (2006), revelaram elevado número de espécimes de hemiparasitas nas árvores do Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo o presente estudo o objetivo de reavaliar a presença de espécies de erva-de-passarinho na área supra citada, traçando uma comparação com os dados anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Sambugaro-Santos, Universidade Estadual de Maringá
Pós graduação em Biologia Comparada
Daiane dos Reis Santos, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, UEM
DBI

Referências

DETTKE, G.A.; KUHL, A.M.; MILANEZE-GUTIERRE, M.A. Hospedeiros de ervas-de-passarinho (Phoradendron, Viscaceae) Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá (PR). In: XXI Semana da Biologia/VIII Encontro Maringaense de Biologia, Maringá. Arquivos do Mudi, v. 10, Suppl. 2, p. 37, 2006.

KUIJT J. The biology of parasitic flowering plants. Berkeley: University of California Press. 1969.

Publicado
2014-01-07
Como Citar
1.
Sambugaro-Santos P de T, Santos D dos R, Milaneze-Gutierre MA. OCORRÊNCIA DE ERVAS-DE-PASSARINHO NO CAMPUS SEDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (MARINGÁ, PR). arqmudi [Internet]. 7º de janeiro de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];17(1):11-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23818
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior