ARBORIZAÇÃO SOB A REDE ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE FÊNIX (PR)

  • Paulo de Tarso Sambugaro-Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Talita Angélica De Oliveira Rosa UEM

Resumen

É perceptível a diferença entre áreas urbanas arborizadas e aquelas desprovidas de arborização, isto porque locais com vegetação geralmente são mais agradáveis aos sentidos humanos. As árvores exercem função ambiental, ecológica e psicológica, beneficiando o meio ambiente e a população humana (Paiva & Gonçalves, 2002; Dantas & Souza, 2004).

            Embora a arborização urbana traga inúmeros benefícios à população, a presença de árvores nas cidades pode gerar conflitos, ao disputarem recursos e espaço físico com os demais componentes do local. O conflito mais comum ocorre entre as árvores e a rede elétrica. O simples fato de um galho entrar em contato com os fios condutores de eletricidade podem ocasionar curto circuito, representando risco à população e prejuízos ao poder público municipal e a empresa fornecedora de energia.

            Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo identificar, quantificar e analisar a vegetação sob a rede elétrica na malha urbana do município de Fênix (PR).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paulo de Tarso Sambugaro-Santos, Universidade Estadual de Maringá
Pós graduação em Biologia Comparada
Talita Angélica De Oliveira Rosa, UEM
Pós graduação em Biologia Comparada

ARBORIZAÇÃO SOB A REDE ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE FÊNIX (PR)

Citas

DANTAS, C.I.; SOUZA, C.M.C. Arborização urbana na cidade de Campina Grande - PB: Inventário e suas espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 4, n. 2, p. 76-89, 2004.

PAIVA, H.N.; GONÇALVES, W. Florestas urbanas: planejamento para melhoria da qualidade de vida. Viçosa: Aprenda Fácil Editora. 2002, 180 p.

Publicado
2014-01-07
Cómo citar
1.
Sambugaro-Santos P de T, De Oliveira Rosa TA. ARBORIZAÇÃO SOB A REDE ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE FÊNIX (PR). arqmudi [Internet]. 7 de enero de 2014 [citado 6 de septiembre de 2025];17(1):13-4. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23819
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior