UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS ORNAMENTAIS

  • Paulo de Tarso Sambugaro-Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Daiane dos Reis Santos UEM
  • Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre UEM

Resumo

O cultivo de espécies vegetais prescinde de um bom substrato, o qual deve servir como meio para suporte e fixação das mesmas. Tendo em vista que um substrato considerado viável comercialmente deve ser de baixo custo e abundante, uma alternativa bem plausível é a utilização de resíduos industriais para a produção de mudas de espécies ornamentais, pois se tem o benefício do reaproveitamento de um rejeito que, poderia de outra forma, poderia se acumular inadequadamente no meio ambiente.

            No Brasil há diversos materiais com potencial para exercer a função de substrato para plantas ornamentais. Contudo, ainda faltam testes suficientes para comprovar a eficiência dos mesmos para o plantio de espécies botânicas (Backes & Kämpf, 1991), tendo este estudo o objetivo de analisar a viabilidade de diferentes resíduos industriais para a produção de mudas de espécies de plantas ornamentais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Sambugaro-Santos, Universidade Estadual de Maringá
Pós graduação em Biologia Comparada
Daiane dos Reis Santos, UEM
DBI
Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, UEM
DBI

Referências

BACKES, M.A.; KÄMPF, A.N. Substratos à base de composto de lixo urbano para a produção de plantas ornamentais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 26, n. 5, p. 753-758, 1991.

Publicado
2014-05-07
Como Citar
1.
Sambugaro-Santos P de T, Santos D dos R, Milaneze-Gutierre MA. UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS ORNAMENTAIS. arqmudi [Internet]. 7º de maio de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];17(1):19-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23825
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior