TABAGISMO E SUAS POTENCIALIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. O total de mortes devido ao uso do tabaco aumenta a cada ano, correspondendo a mais de 10 mil mortes por dia atualmente. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão em escala exorbitante e passarão de 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos), segundo a OMS. Mesmo com as campanhas sobre os malefícios do cigarro e diversas formas de divulgação destes prejuízos para a população humana, muitos ainda estão desinformados ou desconectados a estes riscos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento prévio de acadêmicos do curso de Enfermagem da UEM acerca do termo Tabagismo, através do uso da técnica de dinâmica de grupo “Brainstorming”, que explora a potencialidade do indivíduo ou do grupo diante de um determinado assunto. Um total de 29 acadêmicos participaram da dinâmica, sendo 82,75% do gênero feminino e 17,24% masculino, com idade média de 19,34 anos. Destes, 20,7% não responderam nada sobre o tema, 16% cigarro, 9,2% fumante/fumar, 6,9% doenças/câncer, 6,9% tabaco, 5,8% pulmão; 5,8% vício e apenas 1,1% relacionaram com narguilé. Esperava-se que, por serem estudantes da área de saúde, estes jovens fizessem mais associações do tabagismo com fatores de risco, tratamento, vício, do que optarem por não responder nada. Esta situação evidencia que estes precisam de mais atenção com relação a conscientização sobre os prejuízos sociais, ambientais e biológicos do tabagismo, bem como a necessidade de ações dirigidas para este público, dando destaque para as ações educativas de prevenção.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
