IMPORTÂNCIA DA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA A VISITANTES DE UMA EXPOSIÇÃO DE MAQUETES ANATÔMICAS

  • Ana Claudia Pedrozzani Centro Universitário Cesumar.
  • Ariádine Olimpio da Silva Centro Universitário Cesumar.
  • Juliana Garcia Patricío Centro Universitário Cesumar.
  • Hellen Castelini Centro Universitário Cesumar.
  • Paula Campos Centro Universitário Cesumar.
  • Carmem Patrícia Barbosa Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ciências, anatomia, fisiologia, exposição de trabalhos científicos, maquetes.

Resumo

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos em relação às suas origens evoluções e funcionamentos, bem como a interação dos mesmos ao ambiente onde vivem. A anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo humano e suas inter-relações. A fisiologia complementa a compreensão do corpo humano ao abordar aspectos referentes ao funcionamento de estruturas individuais e em conjunto. Este trabalho teve como objetivo 1) Demonstrar aspectos referentes à morfofisiologia de órgãos do corpo humano a alunos do ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Maringá-PR complementando o ensino de ciências e 2) Montar uma exposição de maquetes anatômicas aberta à visita pública em geral, e ao final, realização de um questionário avaliativo. Os alunos participantes do projeto confeccionaram maquetes e prepararam uma apresentação específica, em linguagem adequada, direcionada aos estudantes destas instituições de ensino. Posteriormente, os mesmos montaram uma exposição das peças por eles confeccionadas as quais foram expostas na própria instituição de ensino superior à qual os alunos estavam vinculados. Conclui-se que, de forma geral, exposições de trabalhos científicos inovam a maneira de se obter e transmitir conhecimento uma vez que vão além da abordagem teórica. Portanto, tanto os envolvidos na confecção e apresentação da exposição, quanto os que visualizam o trabalho exposto são gratificados com conhecimento específico sobre o tema abordado.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Pedrozzani, Centro Universitário Cesumar.
Discente do curso de Odontologia.
Ariádine Olimpio da Silva, Centro Universitário Cesumar.
Discente do curso de Odontologia.
Juliana Garcia Patricío, Centro Universitário Cesumar.
Discente do curso de Odontologia.
Hellen Castelini, Centro Universitário Cesumar.
Discente do curso de Odontologia.
Paula Campos, Centro Universitário Cesumar.
Discente do curso de Odontologia.
Carmem Patrícia Barbosa, Universidade Estadual de Maringá
Professora Doutora de Anatomia Humana do Departamento de Ciências Morfológicas.

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Publicado
2016-09-22
Como Citar
1.
Pedrozzani AC, Olimpio da Silva A, Garcia Patricío J, Castelini H, Campos P, Barbosa CP. IMPORTÂNCIA DA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS, ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA A VISITANTES DE UMA EXPOSIÇÃO DE MAQUETES ANATÔMICAS. arqmudi [Internet]. 22º de setembro de 2016 [citado 6º de setembro de 2025];20(1):38-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/32239
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior