Jogos e prática educativa como ferramenta para despertar o interesse sobre Fungos nas escolas

  • BRENDA KISCHKEL Universidade Estadual de Maringá
  • valéria Brumato Regina
Palavras-chave: Micologia, Ensino, Recursos didáticos.

Resumo

A micologia é um campo de estudo voltado aos fungos, sendo estes, organismos essenciais para o meio ambiente e que atualmente são foco para o desenvolvimento de novos produtos e processos biotecnológicos. Apesar de deter extrema importância ambiental e econômica, este ainda é um tema negligenciado nas escolas. Sendo assim, este estudo objetivou desenvolver um jogo didático de carta e de uma sequência de aulas práticas, enfocadas na importância e aplicabilidade dos fungos, a fim de despertar o interesse dos alunos bem como promover a aprendizagem de conceitos científicos acerca da temática. Para tanto foram aplicados questionários antes e após o desenvolvimento do jogo e da sequência de aulas práticas. Os dados foram analisados por estatística simples. De acordo com os resultados obtidos, a maioria dos alunos não sabiam o que são fungos, os confundem com outros organismos e apresentam pouco interesse pelo tema. Após a realização da prática e aplicação do jogo foi verificado que os alunos passaram a compreender o que é um fungo, suas características e importância, tratando o assunto de forma diferente da inicial. Assim, pôde-se concluir  que a aplicação de aulas práticas e do jogo, aliados ao conteúdo expositivo, favoreceu o surgimento de interesse dos alunos pelo assunto bem como aprendizagem de conceitos acerca da temática trabalhada.


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Publicado
2017-09-12
Como Citar
1.
KISCHKEL B, Regina valéria B. Jogos e prática educativa como ferramenta para despertar o interesse sobre Fungos nas escolas. arqmudi [Internet]. 12º de setembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(1):1-13. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/36848
Seção
ARTIGOS CONTENDO JOGOS MATEMÁTICOS ou PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS