O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO ELETROMAGNETISMO

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O uso da História da Ciência no Ensino de Ciências permeia discussões de pesquisadores há
um certo tempo. A fim de desconstruir uma visão linear e fragmentada da Ciência, é necessário
apresentar teorias que não fazem parte do padrão da Ciência, mas que expliquem as teorias de
maneira igualmente efetiva. Para fornecer subsídios para o professor que pretende fazer uma
abordagem histórica do desenvolvimento do eletromagnetismo em suas aulas, este artigo faz
um breve resgate de duas teorias surgidas a partir do experimento de Ørsted: as teorias de
Ampère e Biot-Savart. Além disso, busca elucidar alguns dos principais motivos para que os
estudos de Ampère tenham sido deixados de lado. O presente trabalho é parte de uma pesquisa
de mestrado em Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

 

Hugo Shigueo Tanaka dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
hshigueo@gmail.com
Polônia Altoe Fusinato
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)
Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Orientadora
altoepoly@gmail.com

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO ELETROMAGNETISMO. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):79-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40943
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior