A TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumen

No presente artigo, a teoria da gravitação universal é apresentada sob a perspectiva dos
aspectos metafísicos de Isaac Newton. Pretendemos manifestar a incoerência existente
entre essas concepções newtonianas e o aspecto racionalista que lhe é empregado. Através
de revisão bibliográfica de fontes secundárias, tais como, Westfall, Barreto, Barbatti,
Martins e Rodrigues pudemos resgatar o aspecto humano da construção do conhecimento
científico e refletir sobre o método empírico universal em que a produção científica tem
se estabelecido. Além disso, nos proporcionou o aprofundamento no episódio histórico
que se mostrou extremamente adequado para discutirmos a Natureza da Ciência em sala
de aula, trazendo-nos a satisfação de corresponder à nossa perspectiva.

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Biografía del autor/a

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Kayanne Lia Prado Angelo Leprique
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
(PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
kayanne_angelo@hotmail.com.
Luciano Carvalhais Gomes
Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de
Maringá (UEM), Professor Adjunto do Departamento de Física e do Programa de Pós-
Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade
Estadual de Maringá (UEM)
lcgomes2@uem.br

Publicado
2017-12-12
Cómo citar
1.
SIPEC I. A TEORIA DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA. arqmudi [Internet]. 12 de diciembre de 2017 [citado 6 de septiembre de 2025];21(3):120-31. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40947
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior