OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

  • Erica de Freitas Gonçalves
  • Marcos Fernando Soares Alves
Palavras-chave: Ensino de Física; Currículo Escolar; Ensino Médio.

Resumo

A inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio
é um tema há muito discutido. Porém, a sua efetiva inserção ainda não é uma realidade em sala
de aula. Um fator que pode influenciar a seleção dos conteúdos a serem abordados em sala de
aula é o vestibular. Neste sentido, esse trabalho procurou analisar a presença de questões de
FMC e o conteúdo programático dos processos seletivos das universidades estaduais do Paraná.
Por meio de tabulação dos dados coletados nos sítios eletrônicos das instituições, foi observada
a presença de temas relacionados à FMC nos vestibulares das sete universidades estaduais. As
questões foram organizadas e analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Por fim
verificou-se que, de modo geral, os conteúdos de FMC são pouco abordados nos vestibulares
das universidades avaliadas e a ênfase temática se dá em radioatividade, Física de partículas e
relatividade restrita.

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Publicado
2018-12-12
Como Citar
1.
de Freitas Gonçalves E, Soares Alves MF. OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2018 [citado 6º de setembro de 2025];22(3):34-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/45799
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior