O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR

  • II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Na contemporaneidade percebe-se um vasto desenvolvimento das tecnologias e de seus usuários, principalmente como recurso de comunicação. Em contrapartida tem-se uma geração que muito entende de aparelhos, mas pouco os utiliza para o acesso ao conhecimento sistematizado. Nesse contexto é importante o papel do docente em superar os moldes de aula apenas expositivos e agregar como recursos didáticos aqueles possibilitados pela tecnologia. Considerando a intrínseca relação entre ciência e tecnologia, as quais contribuíram criando mecanismos para sobreviver e posteriormente os aprimorando para obtenção de conforto por meio da modificação de recursos naturais. Suscita-se aqui a questão de como e se é feito o uso das tecnologias para promover o ensino de ciências ambientais. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso dos recursos tecnológicos para o ensino de ciências ambientais no ensino fundamental a partir da análise das Propostas Pedagógicas Curriculares. Utilizando-se da análise documental proposta por Cellard, tendo como fontes documentais duas propostas pedagógicas curriculares, de escolas do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais do município de Formosa do Oeste/Pr. A análise realizada mostrou que estes documentos dispõem de tópicos que possibilitam a descrição tanto do conteúdo como das possíveis tecnologias e seus respectivos recursos a serem utilizados no período que vigorar essas propostas. Embora haja diversos pontos positivos na estrutura e concepção apresentadas nestes documentos, tem-se também uma quantidade pouco expressiva de tecnologias pontuadas, o que nos induz a questionar as tecnologias disponíveis nas instituições e se são utilizadas somente aquelas descritas nestes documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais/ProfCiamb

 

Publicado
2019-10-01
Como Citar
1.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR. arqmudi [Internet]. 1º de outubro de 2019 [citado 6º de setembro de 2025];23(2):145-64. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50150
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior