O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Resumo
Na contemporaneidade percebe-se um vasto desenvolvimento das tecnologias e de seus usuários, principalmente como recurso de comunicação. Em contrapartida tem-se uma geração que muito entende de aparelhos, mas pouco os utiliza para o acesso ao conhecimento sistematizado. Nesse contexto é importante o papel do docente em superar os moldes de aula apenas expositivos e agregar como recursos didáticos aqueles possibilitados pela tecnologia. Considerando a intrínseca relação entre ciência e tecnologia, as quais contribuíram criando mecanismos para sobreviver e posteriormente os aprimorando para obtenção de conforto por meio da modificação de recursos naturais. Suscita-se aqui a questão de como e se é feito o uso das tecnologias para promover o ensino de ciências ambientais. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso dos recursos tecnológicos para o ensino de ciências ambientais no ensino fundamental a partir da análise das Propostas Pedagógicas Curriculares. Utilizando-se da análise documental proposta por Cellard, tendo como fontes documentais duas propostas pedagógicas curriculares, de escolas do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais do município de Formosa do Oeste/Pr. A análise realizada mostrou que estes documentos dispõem de tópicos que possibilitam a descrição tanto do conteúdo como das possíveis tecnologias e seus respectivos recursos a serem utilizados no período que vigorar essas propostas. Embora haja diversos pontos positivos na estrutura e concepção apresentadas nestes documentos, tem-se também uma quantidade pouco expressiva de tecnologias pontuadas, o que nos induz a questionar as tecnologias disponíveis nas instituições e se são utilizadas somente aquelas descritas nestes documentos.
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