ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO DA ANATOMIA GENITAL FEMININA E PECULIARIDADES NA SUA HIGIENIZAÇÃO
Resumo
A relação dos órgãos externos localizados no períneo feminino, como por exemplo, o óstio externo da uretra e o ânus, associados a práticas ineficazes de higiene íntima, predispõeminfecções do trato urinário (ITU) e vulvovaginites em mulheres, atingindo, a cada ano, mais de 150 milhões. O conhecimento como forma de prevenção a essas patologias, bem como, a conscientização da população feminina, é uma importante ferramenta de saúde pública. Esse trabalho teve como objetivo elaborar um material didático em forma de cartaz educativo, voltado ao público infanto-juvenil, a fim de atuar no esclarecimento e conscientização da higienização correta dos órgãos externos dos sistemas urinário, genital feminino e digestório, associada à prevenção de possíveis patologias relacionadas ao hábito incorreto de higiene íntima. O cartaz foi estruturado a partir de pesquisa prévia sobre o tema, elaboração de ilustrações originais e escolha das orientações didáticas voltadas ao público-alvo, priorizando um material visualmente chamativo, com informações diretas e explicativas. Durante a elaboração do material e levantamento bibliográfico, notou-se o desconhecimento do público feminino a respeito da anatomia e fisiologia do seu corpo, por isso acredita-se que o conhecimento como forma depromoção à saúde da mulher é uma ferramenta importante na saúde pública, e que deveria ser mais acessível. A conscientização da população feminina sobre as infecções do trato urinário ou vulvovaginites é a melhor maneira de prevenção. Uma vez o material elaborado, surge a proposta futura de difundi-lo ao público-alvo.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
