MORFOLOGIA E EVOLUÇÃO DO CORAÇÃO NOS VERTEBRADOS: UMA REVISÃO
Resumo
O coração é um órgão muscular e oco, presente em todos os vertebrados, tendo como principal função permitir a circulação do sangue no organismo, oxigenando e nutrindo os tecidos. A diversidade de espécies de vertebrados se reflete na diversidade morfológica, com padrões anatômicos distintos nas diferentes espécies. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compilar estudos sobre o coração de vertebrados, com destaque a morfologia e a evolução cardíaca em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Nos peixes, o coração é composto por quatro câmaras sequenciais, seio venoso, átrio, ventrículo e bulbo arterioso, com fluxo sanguíneo seguindo um sentido único. A transição do ambiente aquático para o terrestre exigiu adaptações para a sobrevivência em terra, como o desenvolvimento de átrios e ventrículos e circuitos duplos, pulmonar e sistêmico. Em anfíbios, o coração apresenta dois átrios e um ventrículo, assim como em répteis, com exceção dos crocodilianos, onde há um septo interventricular. Em animais homeotérmicos, aves e mamíferos, o coração é completamente dividido em átrios e ventrículos direito e esquerdo, com dupla circulação. Embora o coração apresente morfologia e topografia variáveis nos diferentes grupos, não há um coração mais evoluído e eficiente. Cada espécie apresenta uma estrutura cardíaca adaptada a suprir as necessidades fisiológicas e metabólicas do organismo, relacionadas e dependentes de fatores como estilo de vida e habitat.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
