CÂNCER COLORRETAL, DIAGNÓSTICO E ESTADIAMENTO: REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
O câncer colorretal está entre as neoplasias malignas que mais acometem pacientes no Brasil e no mundo. Seu diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz e um prognóstico muito bom para o paciente, mas é dificultado pela generalidade dos sinais e sintomas ligados ao câncer colorretal, uma vez que também estão relacionados a outras patologias. Sua fisiopatologia apresenta características de desenvolvimento semelhantes a da maioria das lesões neoplásicas, mas com seu desenvolvimento silencioso e dependendo da localização da lesão, o diagnóstico pode demorar anos para ser realizado, muitas vezes acontecendo tardiamente. O diagnóstico sempre está ligado a exames endoscópios, principalmente a colonoscopia, aliados a exame físico e clínico, e a realização de biópsias que confirmam a presença do carcinoma colorretal e indicam a melhor saída para o tratamento cirúrgico. Esse trabalho busca, por meio de revisão da literatura, esclarecer as formas mais adequadas e que são empregadas no diagnóstico de câncer colorretal, através da pesquisa de artigos em site de busca acadêmica: Pubmed e Scielo. Após análise dos dados compilados da literatura fica claro que o correto diagnóstico anatomopatológico, bem como o estadiamento no momento da intervenção cirúrgica é de extrema importância, tanto para a definição do tratamento, quanto para o prognóstico dos pacientes. Adicionalmente o diagnóstico precoce, quer pela imediata investigação de sintomas suspeitos quer pelo rastreio da população e de grupos de risco, permite diminuir a mortalidade em pacientes com câncer colorretal.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
