NEUROGÊNESE E AS INTER-RELAÇÕES ENTRE SNE E SNC
Resumo
A neurogênese é um acontecimento que permite o surgimento de novos neurônios no Sistema Nervoso Central (SNC) e, recentemente, está sendo estudado, também no Sistema Nervoso Entérico (SNE). Estes dois sistemas, apesar de agirem independentes, se comunicam e garantem a manutenção adequada da homeostase intestinal, regulando funções e mecanismos como ativação imunológica, reflexo entérico, permeabilidade intestinal e uma sinalização enteroendócrina, ou seja, envolvem mediadores neuro-imuno-endócrinos. Devido aos estudos que indicam que a regeneração de neurônios de indivíduos adultos pode ocorrer em um intestino danificado e até mesmo devido às evidências de que isso acontece de forma contínua e robusta também no intestino saudável adulto. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva de levantamento bibliográfico a partir de publicações científicas dos últimos dez anos. Foram consultados livros, dissertações, teses e outras documentações eletrônicas vinculadas as bases de dados como PubMed. A presente pesquisa se justifica pela necessidade de entender como ocorre a neurogênese no tecido danificado e também saudável. Portanto, o objetivo deste estudo foi desvendar, a partir de uma revisão bibliográfica, a relação da formação de novos neurônios no SNE e suas inter-relações com o SNC. Há evidências de ocorrência de neurogênese no SNE. Porém, como essa descoberta é recente, ainda são limitados os estudos sobre o assunto, sendo que os poucos estudos que foram realizados, ainda são muito divergentes. Portanto, são necessários mais pesquisas para este conhecimento ser aplicado na prática clínica pensando em novas terapias futuras.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
