UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: REALIDADE ATUAL

  • Natanael de Oliveira Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Emilio Botura Ferreira
  • Maria Auxiliadora Barbosa Macedo
  • Sara Raquel Garcia de Souza
Palavras-chave: Metodologias ativas, ensino médio, aprendizagem, ensinagem

Resumo

Atualmente a metodologia tradicional de ensino, também conhecida como educação bancária, é utilizada tanto no ensino básico e profissionalizante quanto no ensino médio, a qual consiste em simples transferências de informações entre o professor e os alunos. Sendo assim, estes se apresentam como agentes passivos no processo de aprendizagem, apenas ouvindo, anotando e memorizando as informações repetidas durante as aulas, fator que prejudica e limita a aprendizagem. Além disso, esse modelo tradicional de ensino faz com que o aluno se torne dependente das ideias passadas pelo professor, fato que pode gerar frustração e sentimentos negativos. Diante dos fatos apresentados, novas metodologias de ensino se mostram relevantes a sociedade, dentre elas se destacam as Metodologias Ativas de Ensino (MAT) que consistem no estímulo autônomo dos alunos, onde o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais. Tal estímulo se caracteriza como o primeiro passo para o aluno deixar a condição de passividade no processo de aprendizagem e propicie a construção do próprio conhecimento de forma efetiva. Sendo assim, o foco deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico em bancos de dados online com o objetivo de avaliar a implementação de metodologias ativas no ensino médio brasileiro. Foi possível observar nos relatos de literatura que a implementação de metodologias ativas no ensino médio tem grande capacidade de estimular a cooperatividade e o pensamento crítico dos alunos, fator que proporciona um melhor desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2019-12-20
Como Citar
1.
de Oliveira Leal N, Botura Ferreira PE, Barbosa Macedo MA, Garcia de Souza SR. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: REALIDADE ATUAL . arqmudi [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 6º de setembro de 2025];23(3):432-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51568
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior