Extensão Universitária e Formação para Professores: Biomas Brasileiros no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM
Resumo
Os museus de ciências desempenham, atualmente no Brasil, importante papel nas relações com os espaços de educação formal, em especial, as escolas. No que diz respeito ao relacionamento com os professores, há a oferta de cursos, dentre outros projetos, que auxiliam no aprimoramento da prática pedagógica. O presente trabalho, que envolveu a realização de um curso de formação continuada para professores em um museu de ciências, visou apresentar uma exposição com o tema “Biomas Brasileiros”, e fornecer elementos para uma prévia preparação de docentes que planejam levar seus alunos para uma visita ao espaço. De maneira geral, o curso, em momentos teóricos e práticos, buscou fornecer aos professores de ciências, biologia e geografia diferentes formas e atividades para trabalharem o tema “biomas brasileiros” com seus alunos, incluindo a visita ao museu como uma possibilidade de atividade fora do ambiente escolar. Dentre as atividades desenvolvidas, os participantes escreveram planos de atividades para serem desenvolvidos com seus alunos, envolvendo a visita ao museu como uma das ferramentas de ensino, e aplicaram questionários sobre assuntos trabalhados no curso. Tendo em vista a estreita relação museu x escola, é importante que, de acordo com cada realidade, as instituições museológicas atuem na formação continuada de professores, visando a divulgação científica e um melhor aproveitamento de suas exposições pelo público escolar.
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Referências
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