ENSINO DE GENÉTICA POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA E PLANEJAMENTO URBANO
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem é um desafio a ser enfrentado por educadores e educandos diariamente na educação, tanto na básica, integrada, quanto na profissional. Nesse sentido trabalhar de maneira integrada pode colaborar para o enfrentamento das dificuldades no dia a dia da sala de aula. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a colaboração da interdisciplinaridade no ensino técnico integrado. A pesquisa foi realizada em uma turma do curso técnico integrado em edificação do Instituto Federal do Paraná no município de Umuarama, com a participação de 19 alunos. Dentro da proposta, os estudantes tiveram que realizar um trabalho interdisciplinar entre biologia e planejamento urbano durante todo o terceiro bimestre de 2019, o trabalho consistia em um projeto de revitalização de uma praça da cidade, no qual cada dupla pré-definida, recebeu aleatoriamente características fictícias dos moradores do entorno da praça a ser revitalizada. Essas características estavam ligadas a condições genéticas alteradas. O projeto deveria levar em consideração tais características na sua elaboração, ao final os estudantes apresentaram seus projetos. Os resultados foram analisados de maneira qualitativa a partir da observação do projeto elaborado e do discurso escrito e falado. Todos os estudantes conseguiram atender com êxito a proposta da atividade e foi possível observar um interesse maior dos mesmos na busca de informações, uma vez que essas eram fundamentais para seus projetos. Assim a presente proposta sugere que a interdisciplinaridade entre biologia e planejamento urbano, colabore com o aumento do interesse por parte dos estudantes, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e significativo para os mesmos.
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