PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA

CROMOSSOMOS DE TECIDO

Palavras-chave: Modelo didático, aprendizado, Citogenética, cariótipo humano, mutações cromossômicas

Resumo

Apesar dos processos complicados que envolvam o material genético dos seres vivos serem bem conhecidos, sensibilizar os estudantes e tornar esse conteúdo acessível ao seu conhecimento, nem sempre é tão fácil quanto parece. Especialmente, quando se trata de Genética, em geral, os estudantes apresentam duas visões: muito agradáveis ou muito detestáveis. Isso se deve ao caráter complexo e abstrato dessa área. Como uma forma de aproximar os educandos desse assunto, preconiza-se pela utilização de modelos didáticos. Estes materiais são essenciais na superação de certos desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse trabalho, objetiva-se a construção de um modelo didático para a promoção de uma ampla perspectiva sobre a organização cariotípica humana normal e suas variações mais frequentes. O material didático proposto consiste em 66 cromossomos de tecido, produzidos a partir de moldes em papel, e preenchidos com espuma sintética. Os moldes dos cromossomos foram desenhados de modo consonante às representações esquemáticas convencionais, para cromossomos humanos, estabelecidas pela comunidade científica. Com essa abordagem, pretende-se proporcionar aos docentes uma maneira fácil, simples e barata de representação dos cromossomos humanos. Além disso, pretende-se possibilitar aos educandos um melhor entendimento da organização do material genético na sua forma condensada, a compreensão da forma dos cromossomos metafásicos, a assimilação da montagem de cariótipos e a possibilidade de ocorrência de anomalias cromossômicas numéricas. A aplicação deste modelo didático junto a um grupo de estudantes para que seja verificada a sua eficácia é recomendada.

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Publicado
2020-09-01
Como Citar
1.
Trentin Larentis L, Ascari Barboza L, da Silva AP, de Castilhos Ghisi N. PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA. arqmudi [Internet]. 1º de setembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(2):42-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54487
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior