PRODUÇÃO DE ANIMAIS ROBÓTICOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

Palavras-chave: Robótica educacional; ensino de Biologia; ensino de Física.

Resumo

A prática pedagógica foi idealizada diante a realidade tecnológica atual como uma proposta diferenciada aplicando uma metodologia diferenciada a serviço do ensino e da aprendizagem significativa. O trabalho teve como escopo promover aos estudantes do Ensino Médio condições para construção de um animal robótico perante os conteúdos previstos para as turmas de 2ª séries, inseridos nas disciplinas de Biologia e Física, bem como utilização das ferramentas tecnológicas e científicas. A metodologia envolve a robótica educacional como um recurso pedagógico para contribuir o desenvolvimento cognitivo, criativo, lúdico, tecnológico e independente dos estudantes. Esta proposta interdisciplinar norteou a utilização da robótica para estudar conceitos de cinemática e programação na produção do protótipo e o protagonismo na pesquisa da diversidade da fauna biológica e suas distintas formas de vida. Os alunos expuseram a metodologia e programação desenvolvida por meio de workshop em sala de aula, explanando as características principais da classe animal escolhida, suas curiosidades e forma de vida. A fim de promover uma inter-relação entre a Biologia e conceitos da Física, a prática teve como princípio aproximar o conteúdo teórico com a realidade tecnológica expressando a vida real dos animais baseados nas teorias do movimento de acordo com as leis físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Silva Dourado, Escola SESI Ignez Pitta de Almeida

Professora da Educação básica e realiza aulas em cursos pré-vestibulares. Cursando Pós-Graduação em Educação e Meio Ambiente pela Universidade Estadual da Bahia. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), concluído em 2016. O desenvolvimento da dissertação foi realizada via parceria com o Centro de Referência em Restauração Florestal (CRRF Cerrado; UFOB/SEMA BA) além do auxílio da bolsa oferecida pela CAPES. Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), conclusão em 2014. Licenciatura, no mesmo curso, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS), conclusão em 2012. Realizou como voluntária, durante os anos de 2011-2012, projeto de extensão pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão - PIBIEX. Foi Bolsista do CNPq, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de atuação em Ecologia vegetal, nas linhas de Ecologia de populações e Ecologia da restauração, em áreas parceiras dos projetos do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Cerrado Baiano (CRad/BA).

Referências

ALMEIDA, Maria A. Possibilidades da robótica educacional para a educação Matemática. Curitiba, Paraná, 2007.

BEZERRA NETO, R.; ROCHA, D.; SANTANA, A.; SOUZA, A. Robótica na Educação: Uma Revisão Sistemática dos Últimos 10 anos. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BRITO, Robson Souto; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; LOPES, Maria da Conceição. ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESAFIOS/POSSIBILIDADES NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA. Ensino da Matemática em Debate, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 27 - 44, jun. 2018. ISSN 2358-4122. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2020.

CARVALHO, R. N.. Ensino de matemática através da robótica: movimento do braço mecânico. Dissertação Mestrado. Porto Velho, 2013.
CASTILHO, M. I. Robótica na educação: Com que objetivos? Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

FABRÍCIO, P. R. A. M.; NETO, O. E. C.; ANDRADE, E. L. S. UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO: Uma Realidade no Município de Solânea – PB. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.FURLETTI, P. Exploração de tópicos de matemática em modelos robóticos com utilização do software Slogo no ensino médio. Trabalho de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2010.

HANSEN, J. C. (2009). Lego R Mindstorms NXT R - Power Programming. Variant Press.

HICKMAN, C.P. JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. Princípios integrados de Zoologia. 11ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2004, 846p.

LAGO, W. L. A.; ARAÚJO, J. M.; SILVA, L. B. INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E ASPIRAÇÕES ATUAIS DO ENSINO. SABERES, Natal – RN, v. 1, n. 11, 2015.

LEGO. (2013). Guia do Usuário. LEGOeducation.com/MINDSTORMS. p. 69.

LEGO. (2016). EV3 Software. Fonte: http://www.lego.com/enus/MINDSTORMs/downloads/download-software. Acesso: 20 de Jan de 2020.

LITWIN, E. Tecnologia educacional: Política, História e Proposta. Porto Alegre: Artmed, 1998.

OLIVEIRA, O. O., MILL, D. APRENDIZAGEM CIENTÍFICA PELA ROBÓTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Educação e Tecnologias inovação e cenários em transição – CIET – EnPED, 2018.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PERRENOUD, F. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artmed, 2000.

RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed. Editora Roca, São Paulo. 2005, 1145p.

SCARADOZZI, D.; SORBI, L.; PEDALE, A.; VALZANO, M.; VERGINE, C. Teaching robotics at the primary school: an innovative approach. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2014.
Publicado
2021-04-16
Como Citar
1.
Bulhões FK, Silva Dourado S. PRODUÇÃO DE ANIMAIS ROBÓTICOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR. arqmudi [Internet]. 16º de abril de 2021 [citado 6º de setembro de 2025];25(1):1-11. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55479
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior