DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓBILE DE ERGONOMIA PARA PREVENÇÃO DE LESÕES DE MEMBROS SUPERIORES EM TRABALHADORES DE ESCRITÓRIO
Resumo
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho comprometem o sistema musculoesquelético devido a atividades laborais repetitivas e esforço constante associado a um insuficiente tempo de recuperação. Sua incidência tem aumentado à medida que as empresas evoluem, necessitando de abordagens principalmente com foco preventivo. Nosso objetivo foi criar um protótipo de aplicativo para celulares Android e iOS para ser disponibilizado às empresas administrativas. Foi realizado busca literária no Pubmed, SCIELO e sites oficiais do Ministério da Saúde e Ministério do Trabalhador que abordassem a temática, favorecendo desta forma a elaboração do aplicativo com embasamento. Após levantamento dos dados foi possível elaborar um aplicativo com abordagem preventiva e promissor para essa população.
Downloads
Metrics
Referências
MEDEIRO. E . M. Atuação da fisioterapia do trabalho na prevenção e qualidade de vida do trabalhador: revisão bibliográfica. Revista Fisioterapia em Movimento, v. 24, n. 4, p. 787-794, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000400016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 Out. 2022.
MESQUITA, D. P., & SOARES, M. I.. Ergonomia na era do teletrabalho: Impactos para a saúde e segurança do trabalhador. UNILAVRAS, 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). MACIEL. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. Agência de Saúde, 2019. Disponível em:
PINTO, F. P. Notificações de LER/DORT no Brasil entre 2007 e 2021: um estudo descritivo. Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2022 Disponível em:
ZAVARIZZI , C. D. P., et al. Afastamento do trabalho e os percursos terapêuticos de trabalhadores acometidos por LER/DORT. Saúde em debate, v. 42, p. 113-124, 2018.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
