UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Palavras-chave: Ensino de Física, Metodologias Ativas, Campo elétrico

Resumo

Tornar as aulas de Física que busque manter a atenção dos alunos por mais tempo nas atividades em sala de aula sempre foi um desafio para o professor. Diante do exposto, as metodologias ativas de ensino, como os Mapas Mentais, se apresentam como recurso didático que podem possibilitar maior engajamento e intensificar a aprendizagem quando bem planejadas. Assim, este trabalho consiste em apresentar um relato de experiência sobre o uso de Mapas Mentais em uma turma de Ensino Médio regular noturno. A atividade desenvolvida envolveu a elaboração e confecção, pelos alunos, de mapas mentais sobre conteúdos estudados em sala de aula. A metodologia empregada se mostrou bastante eficaz, embora haja algumas características nos mapas mentais produzidos durante a atividade que se diferem dos modelos indicados na literatura. 

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Referências

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Publicado
2023-12-04
Como Citar
1.
Prochnow I, Parisoto MF, do Nascimento WJ, Rosa V. UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO MÉDIO NOTURNO . arqmudi [Internet]. 4º de dezembro de 2023 [citado 6º de setembro de 2025];27(ESPECIAL3):109-20. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70553