UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Resumo
Tornar as aulas de Física que busque manter a atenção dos alunos por mais tempo nas atividades em sala de aula sempre foi um desafio para o professor. Diante do exposto, as metodologias ativas de ensino, como os Mapas Mentais, se apresentam como recurso didático que podem possibilitar maior engajamento e intensificar a aprendizagem quando bem planejadas. Assim, este trabalho consiste em apresentar um relato de experiência sobre o uso de Mapas Mentais em uma turma de Ensino Médio regular noturno. A atividade desenvolvida envolveu a elaboração e confecção, pelos alunos, de mapas mentais sobre conteúdos estudados em sala de aula. A metodologia empregada se mostrou bastante eficaz, embora haja algumas características nos mapas mentais produzidos durante a atividade que se diferem dos modelos indicados na literatura.
Downloads
Metrics
Referências
BUZAN, T. Dominando a técnica dos mapas mentais: guia completo de aprendizado e o uso da mais poderosa ferramenta de desenvolvimento da mente humana. 1 ed. São Paulo: Cultrix, 2019.
CASTRO, S. P. de.; PINTO, M. N.; LIMA, R. A. O trabalho versus estudo: desafios enfrentados no ensino médio no Alto Solimões, Amazonas, Brasil. Revista Humanidades e Inovação, Vol. 8, n. 55, 2021.
GOMES, F. G. A.; BASTOS, F. G. G.; LIMA, J. C. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Vol. 07, n. 02, p. 23-40, Jul/Dez, 2021.
SILVA, B. R. T. da; VASCONCELOS, A. K. P.; OLIVEIRA, A. B. de. A utilização de mapas mentais no ensino-aprendizagem de ciências: um caso de alunos nos anos finais, numa escola privada em fortaleza -Ceará. Instituto Federal de Mato Grosso -Campus Confresa Revista Prática Docente. v. 6, n. 3, e096, set/dez2021.
TOGNI, A. C.; SOARES, M. J. A escola noturna de Ensino Médio no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44, p. 61-67, 2007.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
