ELABORAÇÃO DE TEPACHE E VINAGRE DE MAÇÃ COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavras-chave: Ensino de Química, Ensino de Biologia, Fermentação alcoólica, Fermentação acética, Práticas educativa

Resumo

Práticas experimentais se destacam como metodologias de ensino interessantes, permitindo cativar, motivar, promover o ato de fazer ciências, além de despertar o senso crítico nos discentes. Assim, o presente trabalho espera facilitar a compreensão do tema sobre fermentação (alcoólica e acética), em uma ótica interdisciplinar de ensino, envolvendo a Química e a Biologia para os alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, propôs-se o uso de materiais simples e de baixo custo em uma sequência didática com atividades experimentais envolvendo a fermentação alcoólica (bebida fermentada do tepache) e acética com a formação de vinagre de maçã. Com as atividades propostas, busca-se que os discentes possam vivenciar a aplicação de uma reação química, preparo de substâncias, manuseio de vidrarias e o conhecimento da estrutura de moléculas orgânicas advindas do processo fermentativo. Com a Biologia, será possível o entendimento dos processos biológicos da fermentação alcoólica e acética, além da sua importância no cotidiano e na indústria alimentícia. Como resultados esperados, a atividade proposta permite desmistificar a complexidade do tema, tornando possível uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos, além de popularizar o ato de fazer ciências, com a formulação e resposta de hipóteses, e contribuir para um ensino que é aplicável e que faz parte da vivência dos estudantes.

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Publicado
2024-08-13
Como Citar
1.
Gonçalves TM, Kazumy de Lima Yamaguchi K. ELABORAÇÃO DE TEPACHE E VINAGRE DE MAÇÃ COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS . arqmudi [Internet]. 13º de agosto de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(2):91-103. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/72778
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior