ELABORAÇÃO DE TEPACHE E VINAGRE DE MAÇÃ COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Práticas experimentais se destacam como metodologias de ensino interessantes, permitindo cativar, motivar, promover o ato de fazer ciências, além de despertar o senso crítico nos discentes. Assim, o presente trabalho espera facilitar a compreensão do tema sobre fermentação (alcoólica e acética), em uma ótica interdisciplinar de ensino, envolvendo a Química e a Biologia para os alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, propôs-se o uso de materiais simples e de baixo custo em uma sequência didática com atividades experimentais envolvendo a fermentação alcoólica (bebida fermentada do tepache) e acética com a formação de vinagre de maçã. Com as atividades propostas, busca-se que os discentes possam vivenciar a aplicação de uma reação química, preparo de substâncias, manuseio de vidrarias e o conhecimento da estrutura de moléculas orgânicas advindas do processo fermentativo. Com a Biologia, será possível o entendimento dos processos biológicos da fermentação alcoólica e acética, além da sua importância no cotidiano e na indústria alimentícia. Como resultados esperados, a atividade proposta permite desmistificar a complexidade do tema, tornando possível uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos, além de popularizar o ato de fazer ciências, com a formulação e resposta de hipóteses, e contribuir para um ensino que é aplicável e que faz parte da vivência dos estudantes.
Downloads
Metrics
Referências
BARTIZIK, F. ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, v.4, n. 8, p. 31-38, 2016.
BECKER-RITT, A. B. The energy theme as a facilitator of transdisciplinarity. Acta Scientiae. v. 24, nº 6, p. 1-23, 2022.
CAPECHI, M. C. V. M. Problematização no Ensino de Ciências. In: CARVALHO, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. 2020, p. 21-39.
CASSIANO, C.; GONÇALVES, A. R.; GONÇALVES, D. R.; GONÇALVES, J. R. L. Desmotivação acadêmica: buscando compreender a realidade. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. v. 2, n. 9, p. 417-426, 2021.
CHEMEUROPE (2024). Cellular respiration. Disponível em: https://www.chemeurope.com/en/encyclopedia/Cellular_respiration.html Acesso em: 16 jun. 2024.
FERREIRA, E. C.; MONTES, R. A química da produção de bebidas alcoólicas. Química Nova na Escola, n. 10, p. 50-51, 1999.
GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GONÇALVES, T. M. Extraindo o DNA de vegetais: uma proposta de aula prática para facilitar a aprendizagem de Genética no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, sp. (on-line). 2021.
GONÇALVES, T. M.; YAMAGUCHI, K. K. L. O Extrato Aquoso de flores de Bela Emília (Plumbago auriculata) como indicador natural de pH no Ensino Investigativo de Química. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, n. 14, p. e141010, 2024a.
GONÇALVES, T. M.; YAMAGUCHI, K. K. L. Uso de indicador natural ácido-base de forma interdisciplinar em aulas investigativas no ensino de ciências. Arquivos do Mudi - Arqmudi, v. nº 28. s. 1, p. 72-81, 2024b.
LOURENÇO, C. A. S.; TOLEDO, J. C. N.; BIANCHI, R. M. C. Obtenção do etanol a partir do
reaproveitamento dos rejeitos do processo de produção da cachaça. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 5, nº 04, s. 1, p. 29-54. 2020.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª ed, São Paulo: Editora Cortez, 2009. 215p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2019). Números revelam deficiências das escolas de ensino médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/33541-censo-escolar/73311-numeros-revelam-deficiencias-das-escolas-de-ensino-medio Acesso: 02 jun. 2024.
PERUZZI, S. L.; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação ambiental em Ação, nº47, sp. (on-line). 2014.
REDEINSPIRADEEDUCADORES. (2023). Proposta pedagógica da escola: qual a sua importância? Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/proposta-pedagogica-da-escola-2/#:~:text=A%20proposta%20pedag%C3%B3gica%20desempenha%20um,a%C3%A7%C3%B5es%20desenvolvidas%20no%20ambiente%20escolar. Acesso: 05 jun. 2024.
RIZZON, L. A.; MENEGUZZO, J. Elaboração de vinagre. Documento 36. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2002. 31 p
ROCHA, N. G. A.; FREITAS, W. C. AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS NATURAIS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Prisma, v. 1, nº 2, p. 13-26, 2020.
RODRIGUES, J.R.; AGUIAR, M.R.M.P.; SANTA MARIA, L.C. SANTOS, Z.A.M. Uma abordagem alternativa para o ensino da função álcool. Química Nova na Escola, n. 12, p. 20-23, 2000.
SILVA, G. F.; PEREIRA, L. S.; GONÇALVES, A. C. T.; BATISTA, J. F. PEREIRA, O desenvolvimento do senso crítico em sala de aula: produção de artigos de opinião com o tema “padrões de beleza”. SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 12, p. 1-5, 2023.
SOUZA, V. M.; RODRIGUES, S. S.; RAMOS, M. G. A experimentação em sala de aula: concepções de professores de Ciências e Matemática. Indagatio Didactica, v. 8, p.1, 584-598, 2016.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
