O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) impactam no tempo de internação, na taxa de mortalidade e nos custos para os serviços de saúde. A resistência à adoção de novas práticas, a rotina exaustiva dos profissionais de saúde e a limitação de recursos financeiros, muitas vezes limitam a eficácia dos treinamentos convencionais, destacando a necessidade de inovar nas metodologias educacionais. Aqui, buscamos descrever a vivência na utilização de métodos lúdicos como ferramenta de educação contínua para o controle de IRAS. As ações educativas foram desenvolvidas durante a jornada de trabalho por meio de abordagem dinâmica, incorporando estratégias lúdicas como jogos, gincanas, simulações realísticas e os concursos de frases, versos e prosas (sempre relacionados ao controle de infecção, limpeza hospitalar, higienização das mãos, uso de adornos (NR32) e doenças de notificação compulsória. As atividades foram direcionadas para os trabalhadores do hospital. O estudo seguiu os preceitos éticos por se tratar de atividades de educação continuada. A utilização de jogos e atividades lúdicas na abordagem de temas corriqueiros nas ações hospitalares se mostraram eficazes para o aprendizado. Houve um aumento significativo na integração entre os trabalhadores do hospital, evidenciando melhorias na autonomia dos profissionais, responsabilidade coletiva, proatividade e colaboração multidisciplinar. Concluímos portanto que os métodos lúdicos são uma estratégia eficaz no aumento da adesão às normas de controle de infecções, e sugere-se sua adoção em programas de educação contínua em hospitais.
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Citas
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