O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ana Cristina Medeiros Gurgel
  • Fernanda Borges Salgado
  • Dryelli Cazela Ré
  • Lúcia Aparecida dos Santos
  • Priscila Cristine Tanaka Sanches
  • Maria Dalva de Barros Carvalho
  • Sandra Marisa Pelloso

Resumen

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) impactam no tempo de internação, na taxa de mortalidade e nos custos para os serviços de saúde. A resistência à adoção de novas práticas, a rotina exaustiva dos profissionais de saúde e a limitação de recursos financeiros, muitas vezes limitam a eficácia dos treinamentos convencionais, destacando a necessidade de inovar nas metodologias educacionais. Aqui, buscamos descrever a vivência na utilização de métodos lúdicos como ferramenta de educação contínua para o controle de IRAS. As ações educativas foram desenvolvidas durante a jornada de trabalho por meio de abordagem dinâmica, incorporando estratégias lúdicas como jogos, gincanas, simulações realísticas e os concursos de frases, versos e prosas (sempre relacionados ao controle de infecção, limpeza hospitalar, higienização das mãos, uso de adornos (NR32) e doenças de notificação compulsória. As atividades foram direcionadas para os trabalhadores do hospital. O estudo seguiu os preceitos éticos por se tratar de atividades de educação continuada. A utilização de jogos e atividades lúdicas na abordagem de temas corriqueiros nas ações hospitalares se mostraram eficazes para o aprendizado. Houve um aumento significativo na integração entre os trabalhadores do hospital, evidenciando melhorias na autonomia dos profissionais, responsabilidade coletiva, proatividade e colaboração multidisciplinar. Concluímos portanto que os métodos lúdicos são uma estratégia eficaz no aumento da adesão às normas de controle de infecções, e sugere-se sua adoção em programas de educação contínua em hospitais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

BARBOSA, E; MOURA DG. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.39, n.2, p.48-67, maio-ago., 2013.

CHIANCA-NEVES, MG; LAUER-LEITE, I D, TAVARES, P. As concepções de preceptores do SUS sobre metodologias ativas na formação do profissional de saúde. Educ Rev. Belo Horizonte, v.36, p.e207303, ago, 2020.

DUARTE, IM; et al., The implementation of active methodologies in training for professional nurses of Hospital Federal da Lagoa in the time of COVID-19: a strategy for permanent health education. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 5, p. e48511528453, abril, 2022.

LOVATO, FL; MICHELOTTI, A; LORETO, ELS. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Manaus, Acta Scientiae, v.20, n.2, p154-171, maio, 2018.

SILVA, AL; DUTRA, S. Estratégias e metodologias educativas utilizadas na prevenção de infecções nos hospitais universitários públicos do Brasil. J. Infect. Control, Rio Grande do Sul,v. 8, n. 2, p. 267-272, out. 2019.

FERREIRA, R; et al. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, São João Del Rei. v.8. Jul., 2018.
Publicado
2024-11-11
Cómo citar
1.
Medeiros Gurgel AC, Borges Salgado F, Cazela Ré D, dos Santos LA, Tanaka Sanches PC, de Barros Carvalho MD, Pelloso SM. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA . arqmudi [Internet]. 11 de noviembre de 2024 [citado 6 de septiembre de 2025];1(1):147-50. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/74418