<b>Construção de recursos pedagógicos para o ensino de geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i2.16512

  • Graziela Franceschet Farias Universidade Federal de Santa Maria
  • Helenise Sangoi Antunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave: Formação de professores, Ensino-aprendizagem, Recursos pedagógicos

Resumo

Com a intenção de promover alternativas metodológicas e pedagógicas de ensino para professores dos anos finais do ensino fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização tem desenvolvido trabalhos a partir de experiências em oficinas temáticas, o que tem possibilitado a professores e alunos ocuparem o espaço da sala de aula e o tempo das disciplinas, para a construção de recursos pedagógicos, de modo que o conhecimento científico esteja relacionado ao cotidiano dos alunos. Neste sentido, pensamos que a troca de experiências entre oficineiro(s) e os participantes da oficina torna-se um dos pontos mais ricos e importantes deste trabalho, pois amplia a liberdade dos integrantes aprenderem, assim como cria espaços para que os resultados possam ser levados ao conhecimento de todos, principalmente a professores engajados na formação continuada e abertos aos novos caminhos que a educação como um todo tem seguido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Franceschet Farias, Universidade Federal de Santa Maria
DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Helenise Sangoi Antunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PROFESSORA DOUTORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSM
Publicado
2012-07-02
Como Citar
FARIAS, G. F.; ANTUNES, H. S. <b>Construção de recursos pedagógicos para o ensino de geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i2.16512. Boletim de Geografia, v. 30, n. 2, p. 59-71, 2 jul. 2012.
Seção
Artigos científicos