A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL, SEGUNDO AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE O CENÁRIO DE AÇÃO DO TERCEIRO SETOR

  • Maria Celenei de Oliveira UEM
  • Éder Rodrigo Gimenes UEM
Palavras-chave: Espaço público, Espaço privado, Terceiro Setor

Resumo

O artigo visa a discussão da relevância das interpretações clássicas das relações entre público e privado no Brasil, a partir de obras de três autores clássicos do pensamento social brasileiro. Nesse sentido, seu objetivo é discorrer sobre a relevância das interpretações clássicas das referidas relações, tomando por base as obras “Populações meridionais do Brasil”, de Oliveira Vianna, “Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil”, de Gilberto Freyre, e “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, de maneira a promover uma discussão sobre a construção do conceito de Terceiro Setor enquanto espaço de interação entre interesses públicos e privados no país. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de um levantamento teórico baseado na descrição sucinta das relações entre os espaços público e privado, conforme a visão dos autores clássicos mencionados e da interlocução de Adrián Gurza Lavalle, em sua tese de doutorado acerca de tais interpretações. Entretanto, a discussão sobre os conceitos de público e privado no Brasil envolve uma quantidade bem maior de autores e de opiniões, não utilizados na pesquisa por questões metodológicas. A pesquisa permitiu concluir que o ambiente apresentado atualmente no Brasil, onde o espaço privado sobrepõe o espaço público, encontra-se em constante mutação, assim como a construção do conceito de Terceiro Setor enquanto espaço de interação entre interesses públicos e privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celenei de Oliveira, UEM
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá Especialização em Administração Pública pela Universidade Estadual de Maringá e Especialização em Liderança e Empreendedorismo no Serviço Público pelo Instituto Superior de Educação do Paraná. Atualmente é agente universitário (economista) da Universidade Estadual de Maringá. Recebeu menção honrosa na XXIX SEMAD - Semana do Administrador/UEM pelo artigo "A construção dos conceitos de público e privado no Brasil segundo autores clássicos do Pensamento Social Brasileiro: uma interpretação sobre o cenário de ação do Terceiro Setor".
Éder Rodrigo Gimenes, UEM
Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em nível de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá (2010-2012), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2002-2006), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2007-2008) e Especialização em Contabilidade e Controle de Gestão pela Universidade Estadual de Maringá (2007-2009). Membro do grupo de pesquisa "Cultura Política e Democracia" (CNPq), atuando na linha de pesquisa "Democracia e Elites Políticas" e integrante do projeto de pesquisa "Cultura política, gênero e eleições presidenciais de 2010 no Brasil", financiado pelo CNPq. Agente universitário (técnico-administrativo) da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas relacionadas à Cultura Política, Comportamento Político, Atitudes e Valores Políticos e Elitismo.
Publicado
2010-01-22
Como Citar
Oliveira, M. C. de, & Gimenes, Éder R. (2010). A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL, SEGUNDO AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE O CENÁRIO DE AÇÃO DO TERCEIRO SETOR. Caderno De Administração, 17(2), 84-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/12813
Seção
Artigos