A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL, SEGUNDO AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE O CENÁRIO DE AÇÃO DO TERCEIRO SETOR

  • Maria Celenei de Oliveira UEM
  • Éder Rodrigo Gimenes UEM

Resumen

O artigo visa a discussão da relevância das interpretações clássicas das relações entre público e privado no Brasil, a partir de obras de três autores clássicos do pensamento social brasileiro. Nesse sentido, seu objetivo é discorrer sobre a relevância das interpretações clássicas das referidas relações, tomando por base as obras “Populações meridionais do Brasil”, de Oliveira Vianna, “Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil”, de Gilberto Freyre, e “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, de maneira a promover uma discussão sobre a construção do conceito de Terceiro Setor enquanto espaço de interação entre interesses públicos e privados no país. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de um levantamento teórico baseado na descrição sucinta das relações entre os espaços público e privado, conforme a visão dos autores clássicos mencionados e da interlocução de Adrián Gurza Lavalle, em sua tese de doutorado acerca de tais interpretações. Entretanto, a discussão sobre os conceitos de público e privado no Brasil envolve uma quantidade bem maior de autores e de opiniões, não utilizados na pesquisa por questões metodológicas. A pesquisa permitiu concluir que o ambiente apresentado atualmente no Brasil, onde o espaço privado sobrepõe o espaço público, encontra-se em constante mutação, assim como a construção do conceito de Terceiro Setor enquanto espaço de interação entre interesses públicos e privados.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria Celenei de Oliveira, UEM
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá Especialização em Administração Pública pela Universidade Estadual de Maringá e Especialização em Liderança e Empreendedorismo no Serviço Público pelo Instituto Superior de Educação do Paraná. Atualmente é agente universitário (economista) da Universidade Estadual de Maringá. Recebeu menção honrosa na XXIX SEMAD - Semana do Administrador/UEM pelo artigo "A construção dos conceitos de público e privado no Brasil segundo autores clássicos do Pensamento Social Brasileiro: uma interpretação sobre o cenário de ação do Terceiro Setor".
Éder Rodrigo Gimenes, UEM
Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em nível de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá (2010-2012), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2002-2006), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2007-2008) e Especialização em Contabilidade e Controle de Gestão pela Universidade Estadual de Maringá (2007-2009). Membro do grupo de pesquisa "Cultura Política e Democracia" (CNPq), atuando na linha de pesquisa "Democracia e Elites Políticas" e integrante do projeto de pesquisa "Cultura política, gênero e eleições presidenciais de 2010 no Brasil", financiado pelo CNPq. Agente universitário (técnico-administrativo) da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas relacionadas à Cultura Política, Comportamento Político, Atitudes e Valores Políticos e Elitismo.
Publicado
2010-01-22
Cómo citar
Oliveira, M. C. de, & Gimenes, Éder R. (2010). A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL, SEGUNDO AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE O CENÁRIO DE AÇÃO DO TERCEIRO SETOR. Caderno De Administração, 17(2), 84-94. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/12813
Sección
Artigos