ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX E ASSOCIAÇÃO DE MARCA : UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE DIFERENÇAS ENTRE MARCAS DE REFRIGERANTES

  • Suzie Terci Kaetsu DAD-UEM
  • Augusto Cesare Campos Soares UEM
  • Célia Baldin UEM
  • Elisabete Camilo UEM

Resumen

O presente estudo busca evidenciar diferenças nas estratégias de marketing mix e  posicionamento de marca na percepção do consumidor em relação a “grandes” e “pequenas” marcas, contribuindo assim para análise sobre táticas e estratégias de marketing mix usadas pelas empresas de marcas pequenas e regionais em contraponto com grandes marcas. Foram realizadas entrevistas  com consumidores de refrigerantes para buscar identificar diferenças percebidas entre as práticas de marketing mix (produto, preço, praça e promoção), onde os consumidores falaram sobre marcas de refrigerantes que conheciam ; sua qualidade ( atributos e benefícios), preço, ponto de venda, facilidade de compra, associações primárias e secundárias, imagem de marca, promoções e  comunicação. Também foram entrevistados revendedores varejistas de pequeno porte, para buscar diferenças entre práticas de marketing mix , negociação e distribuição  entre as marcas. Os resultados desta pesquisa evidenciam diferenças e similaridades entre as estratégias e práticas de marketing mix; que os consumidores conhecem e compram marcas grandes e pequenas, e que algumas características são distintas entre elas. Com base no pré-teste do roteiro de entrevista observou-se a notoriedade da marca da empresa fabricante de refrigerantes da região de Maringá denominada Ouro Verde. Por isso, a análise, apontou em especial citações e referências sobre esta marca regional.

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Publicado
2012-03-16
Cómo citar
Kaetsu, S. T., Soares, A. C. C., Baldin, C., & Camilo, E. (2012). ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX E ASSOCIAÇÃO DE MARCA : UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE DIFERENÇAS ENTRE MARCAS DE REFRIGERANTES. Caderno De Administração, 19(2), 25-41. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/16377
Sección
Artigos