LOCALIZAÇÃO DE PONTO DE VENDA – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GEOMARKETING

  • Ricardo Teixeira Miranda Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Luciano Bendlin Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Juvenilho Meira Júnior Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Palavras-chave: Geomarketing, Localização, Estratégia, Concorrência

Resumo

A elevação do nível de competição no mercado varejista e de prestação de serviços, proporcionado em grande parte pela estabilidade econômica da última década, fez surgirem no país inúmeras empresas atuantes no mesmo ramo de atividade. Dentro desse cenário, a busca por novas ofertas de serviços ou produtos passa a ser uma garantia de sobrevivência, sendo a localização do ponto de venda fator crítico para o sucesso do negócio. O objetivo deste artigo é analisar como o processo de determinação da localização do ponto de vendas vem ocorrendo. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso de uma loja pertencente a uma rede nacional de franquias do ramo alimentício, que propiciou a verificação da concepção das estratégias formuladas. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, análise documental e observação, posteriormente transcritos para a realização de análise de conteúdo. Foi verificado que os critérios de geomarketing utilizados pela franqueadora minimizam a probabilidade de riscos na decisão da localização do ponto de venda com a aplicação da referida técnica.

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Publicado
2014-07-16
Como Citar
Miranda, R. T., Bendlin, L., & Júnior, J. M. (2014). LOCALIZAÇÃO DE PONTO DE VENDA – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GEOMARKETING. Caderno De Administração, 22(1), 1-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/20322
Seção
Artigos